VISITE MEU SITE

Você sabia que existem duas marcas d'água que revelam se o mandamento foi criado por Jeová ou não?? Todos os temas destacados aqui neste blogger visam confirmar Jesus como sendo aquele cujas informações são a "verdade", expondo informações opostas as de Jesus como "mentiras", independente de quem as tenha falado, temas estes que são detalhadamente explanados no meu site
Sinta-se à vontade para visitar o site, e depois comentar aqui.

domingo, 17 de novembro de 2013

Casa real de Davi. Convivência pacífica de Javé com algo desaprovado por Ele.

A CASA REAL DE DAVI NUNCA FOI A REPRESENTAÇÃO DO REINO DE DEUS NA TERRA.


Davi ungido rei

Para muitos, esta afirmação é uma blasfêmia.
No entanto, devemos sabatinar todas as informações que nos são transmitidas.
A verdade não teme ser sabatinada. De forma oposta, a verdade ama ser sabatinada.

O que seria a casa real de Davi aos olhos de Javé??



O que era realmente a casa de Davi em relação ao reino de Deus??

A existência da casa de Davi deu-se como consequência de que exatamente??

Foi um projeto idealizado por Jeová e colocado em prática no seu tempo devido??

Logo no início desta página, pudemos ver o projeto de Jeová para a rebelde casa de Israel, aquele existente na mente de Jeová quando o povo ainda estava no Egito.
Tratava-se de formar um “reino de sacerdotes” e uma nação santa. Jeová apresentou o seu modelo de governo.

Ora, a existência da casa real de Davi nada tinha a ver com o reino de sacerdotes que Jeová, usando Moisés como Seu mensageiro, já havia descrito para a casa rebelde como deveria ser o seu funcionamento, e que já o havia colocado em prática mesmo no deserto.

A casa rebelde rejeitou o “reino de sacerdotes” e pediu um rei humano, tal qual o modelo do Egito onde haviam estado e tal qual o modelo das demais nações ao redor.

A casa real de Davi era o fruto da rejeição do modelo fornecido e executado por Jeová até aquela data.
A primeira casa real foi a casa real de Saul e logo depois foi a vez da casa real de Davi. As casas reais estavam franca em oposição ao “reino de sacerdotes” até então praticado por Jeová. A casa real de Davi (Judá) estava em franca oposição à casa de Levi (os sacerdotes do reino de sacerdotes). A casa real e seu modelo baseado na parcialidade e desigualdade, estava em franca oposição ao modelo de Jeová de imparcialidade e igualdade. O espírito prevalecente na casa real não é compatível com o espirito de Jeová.

A casa real não se submetia ao “reino de sacerdotes”. Na verdade havia dois poderes paralelos atuando dentro do reino de Deus.
Os interesses do Rei Jeová eram um, enquanto os interesses da casa real eram outros.
O que falou Jesus em relação a todos os que vieram em seu lugar??
(João 10:7-10) 7 Portanto, Jesus disse de novo: “Digo-vos em toda a verdade: Eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos os que vieram em meu lugar são ladrões e saqueadores; mas as ovelhas não os têm escutado. 9 Eu sou a porta; todo aquele que entrar por mim será salvo, e entrará e sairá, e achará pastagem. 10 O ladrão não vem a não ser para furtar, e matar, e destruir. Eu vim para que tivessem vida e a tivessem em abundância.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(João 10:7-10) 7 Tornou, pois, Jesus a dizer: Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim, são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; e entrará, sairá e achará pastagem. 10 O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir; eu vim para que elas tenham vida e a tenham em abundância.

Todos os da casa real de Davi mostraram ser ladrões e salteadores.
Será que Jeová via a mesma coisa??
O que Jeová via os pastores da casa real de Davi fazerem??
(Ezequiel 34:7-10) 7 “‘“Portanto, pastores, ouvi a palavra de Jeová: 8 ‘“Assim como vivo”, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová, “por certo, visto que as minhas ovelhas se tornaram algo a ser saqueado e minhas ovelhas continuaram a ser alimento para toda fera do campo, por não haver pastor, e meus pastores não buscaram as minhas ovelhas, mas os pastores continuaram a apascentar a si mesmos e não apascentaram as minhas próprias ovelhas”, 9 por isso, pastores, ouvi a palavra de Jeová. 10 Assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Eis que sou contra os pastores, e certamente exigirei de volta as minhas ovelhas da sua mão e os farei cessar de apascentar as [minhas] ovelhas, e os pastores não mais se apascentarão a si mesmos; e vou livrar as minhas ovelhas da sua boca e elas não se tornarão alimento para eles.’”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Ezequiel 34:7-10) 7 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra de Jeová: 8 Pela minha vida, diz o Senhor Jeová, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas serviram de pasto para todos os animais do campo, por não haver pastor, nem os meus pastores procuraram as minhas ovelhas, mas se apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; 9 portanto, ó pastores, ouvi a palavra de Jeová. 10 Assim diz o Senhor Jeová: Eis que sou contra os pastores; das suas mãos requererei as minhas ovelhas, e farei que cessem de apascentar as minhas ovelhas. Os pastores não se apascentarão mais a si mesmos: da sua boca livrarei as minhas ovelhas, para que não lhes sirvam de pasto.

No lugar de cuidar das ovelhas, todos os pastores que vieram antes de Jesus, quer os da casa real de Davi, quanto os da casa real em Samaria, apascentavam a si mesmos, ou seja, cuidavam de si mesmos, usavam as ovelhas para proveito pessoal.

Não há dúvida. Todos os pastores da casa real de Davi continuavam a apascentar a si mesmos.
Fica ainda mais claro, que aquelas ações previstas por Jeová que seriam praticadas pela casa real, eram realmente ações de pura iniquidade e não “prerrogativa legítima” da casa real.

Os sacerdotes também apascentavam a si mesmos, embora a lei existente para eles já definisse o oposto.

Será que Davi estava sentado no trono de Jeová??

De quem era o trono e de quem era o reino??
(2 Samuel 7:15-16) 15 No que se refere à minha benevolência, não se retirará dele assim como a tirei de Saul, a quem removi por tua causa. 16 E tua casa e teu reino hão de ficar firmes por tempo indefinido diante de ti; teu próprio trono ficará firmemente estabelecido por tempo indefinido.”’”
O trono era de Davi. O reino era de Davi.
(1 Reis 1:32-35) 32 O Rei Davi disse imediatamente: “Chamai-me a Zadoque, o sacerdote, e a Natã, o profeta, e a Benaia, filho de Jeoiada.” Eles entraram, pois, perante o rei. 33 E o rei prosseguiu, dizendo-lhes: “Tomai convosco os servos de vosso senhor e tereis de fazer Salomão, meu filho, montar na mula que me pertence e tereis de conduzi-lo para baixo a Giom. 34 E Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, terão de ungi-lo rei sobre Israel; e tereis de tocar a buzina e dizer: ‘Viva o Rei Salomão!’ 35 E tereis de subir atrás dele, e ele terá de entrar e sentar-se no meu trono; e ele mesmo será rei em meu lugar e é a ele que terei de comissionar para se tornar líder de Israel e de Judá.
Não podia haver mais de um rei.
(1 Reis 1:47-48) ...Então o rei prostrou-se sobre a sua cama. 48 E também foi isto o que o rei disse: ‘Bendito seja Jeová, o Deus de Israel, que hoje deu alguém para se assentar no meu trono, vendo-o os meus próprios olhos!’”


O super trono de Salomão, estando de acordo com sua dignidade.

Salomão sentou-se no trono de Davi, não no trono de Jeová.
(1 Reis 2:10-12) 10 Davi deitou-se então com os seus antepassados e foi enterrado na Cidade de Davi. 11 E os dias que Davi reinou sobre Israel foram quarenta anos. Em Hébron ele reinou sete anos e em Jerusalém reinou trinta e três anos. 12 Quanto a Salomão, sentou-se no trono de Davi, seu pai; e, aos poucos, seu reinado ficou estabelecido com muita firmeza.

O que acontece quando existem duas casas reais dentro do mesmo reino??
O caso de Saul e Davi revelam muito bem o que pode acontecer.
Que espécies de sentimentos passam a existir??
(2 Samuel 2:8-10) 8 Quanto a Abner, filho de Ner, chefe do exército que havia pertencido a Saul, tomou a Is-Bosete, filho de Saul, e passou a fazê-lo atravessar para Maanaim 9 e a fazê-lo rei sobre Gileade, e os asuritas, e Jezreel, e sobre Efraim e Benjamim, e sobre Israel, todo ele. 10 Is-Bosete, filho de Saul, tinha quarenta anos de idade quando se tornou rei sobre Israel e reinou por dois anos. Somente a casa de Judá mostrava estar seguindo a Davi.
A existência de duas casas reais dividia a casa de Israel em dois reinos antagônicos, passando a existir a competição, a inimizade e a guerra.

O que ocorre quando existem dois reis dentro de uma mesma casa real?? Pessoas tomam partido, acompanhando a fantasia de um dos concorrentes e tornando-se súdito deste humano passam a nutrir inimizade por um dos concorrentes. Depois disto, matam e morrem na defesa deste humano considerado por ele como “real”.
(2 Samuel 15:10-14) 10 Absalão enviou então espiões através de todas as tribos de Israel, dizendo: “Assim que ouvirdes o som da buzina, tereis de dizer também: ‘Absalão tornou-se rei em Hébron!’” 11 Ora, com Absalão haviam ido duzentos homens de Jerusalém, que tinham sido chamados e que iam sem suspeita, e eles não sabiam de nada. 12 Além disso, ao oferecer os sacrifícios, Absalão mandou [chamar] Aitofel, o gilonita, conselheiro de Davi, da sua cidade de Gilo. E a conspiração ficou cada vez mais forte e o povo com Absalão aumentava continuamente em número. 13 Então veio a Davi um informante, dizendo: “O coração dos homens de Israel veio a estar atrás de Absalão.” 14 Davi disse imediatamente a todos os seus servos que estavam com ele em Jerusalém: “Levantai-vos e fujamos; pois não se mostrará haver escape para nós por causa de Absalão! Ide apressadamente, para que não venha depressa e realmente nos alcance, e traga sobre nós o mal e golpeie a cidade com o fio da espada!”
O que fazer para resolver um problema como este??
Espionagem, engano e traição.
(2 Samuel 15:33-37) 33 No entanto, Davi disse-lhe: “Se realmente fizeres a travessia comigo, então certamente te tornarás uma carga para mim. 34 Mas, se retornares à cidade e realmente disseres a Absalão: ‘Sou teu servo, ó rei. Eu costumava mostrar ser servo de teu pai, sim, eu, naquele tempo, mas agora até mesmo eu sou teu servo’, então terás de frustrar-me o conselho de Aitofel. 35 Não estão lá contigo Zadoque e Abiatar, os sacerdotes? E terá de dar-se que tudo o que ouvires da casa do rei deves contar a Zadoque e a Abiatar, os sacerdotes. 36 Eis que seus dois filhos estão com eles, Aimaás que pertence a Zadoque e Jonatã que pertence a Abiatar; e por meio deles tereis de enviar-me tudo o que possais ouvir.” 37 Assim Husai, companheiro de Davi, entrou na cidade. Quanto a Absalão, passou a entrar em Jerusalém.
A solução encontrada para tal situação foi a vitória de um concorrente sobre o outro concorrente, o que acarretou ser a morte para um dos concorrentes.
(2 Samuel 18:6-10) 6 E o povo continuou saindo ao campo para enfrentar Israel; e a batalha veio a ser na floresta de Efraim. 7 Finalmente foi derrotado ali o povo de Israel diante dos servos de Davi e a matança ali resultou ser grande naquele dia, sendo de vinte mil homens. 8 E a batalha ali se espalhou sobre toda a terra que se via. Outrossim, a floresta fez mais em devorar o povo do que a espada fez em devorá-lo naquele dia. 9 Por fim, Absalão achou-se diante dos servos de Davi. E Absalão montava num mulo, e o mulo entrou debaixo dum entrelaçamento de ramos duma grande árvore maciça, de modo que a sua cabeça ficou presa na grande árvore, e ele ficou suspenso entre os céus e a terra, ao passo que o próprio mulo debaixo dele foi para diante. 10 Então certo homem viu isso e o contou a Joabe, e disse: “Eis que vi Absalão pendurado numa grande árvore.. . .

Nas casas reais sempre existe competição pelo trono. Não pode haver duas casas reais dentro de um mesmo reino.

Dentro da mesma casa real de Davi, na briga pelo trono, Salomão mandou matar o seu próprio irmão. Ademais, Salomão encontrou motivos plenamente válidos para demover Abiatar da sua posição de sacerdote. Onde havia Salomão recebido tal poder para julgar e punir sacerdotes de Jeová??
(1 Reis 2:23-27) 23 Com isso o Rei Salomão jurou por Jeová, dizendo: “Assim me faça Deus e assim lhe acrescente mais, se não foi contra a sua própria alma que Adonias falou nesta coisa. 24 E agora, por Jeová que vive, que me estabeleceu firmemente e que me mantém sentado no trono de Davi, meu pai, e que fez para mim uma casa, assim como falou, hoje Adonias será morto.” 25 O Rei Salomão enviou imediatamente por meio de Benaia, filho de Jeoiada; e este passou a lançar-se sobre ele de modo que morreu. 26 E a Abiatar, o sacerdote, o rei disse: “Vai para Anatote, para os teus campos! Pois mereces a morte; mas neste dia não te entregarei à morte, porque carregaste a arca do Soberano Senhor Jeová diante de Davi, meu pai, e porque foste atribulado durante todo o tempo que meu pai foi atribulado.” 27 Portanto, Salomão expulsou a Abiatar do serviço de sacerdote de Jeová, para cumprir a palavra de Jeová, que ele havia falado contra a casa de Eli, em Silo.

Como o reino ficou plenamente estabelecido nas mãos de Salomão??
(1 Reis 2:45-46) 45 Mas o Rei Salomão será bendito e o próprio trono de Davi se mostrará firmemente estabelecido perante Jeová para sempre.” 46 Com isto o rei deu ordem a Benaia, filho de Jeoiada, que então saiu e se lançou sobre ele, de modo que morreu. E o reino ficou firmemente estabelecido na mão de Salomão.
Com a morte dos oponentes e desafetos.

Na realidade humana, isto é, aquilo que foi criado pelo homem subir ao trono é igual a ser aclamado como rei, começar a reinar.
Para os meros mortais existem as cadeiras, os assentos, no entanto, para o rei o que existe é o trono. A dignidade do rei pede um trono.

De quanta dignidade achava Salomão que a casa real de Davi merecia??
(1 Reis 10:18-20) 18 Além disso, o rei fez um grande trono de marfim e o recobriu de ouro refinado. 19 Havia seis degraus [levando] ao trono, e o trono tinha um dossel redondo por detrás, e havia braços deste lado e daquele lado junto ao assento, e dois leões estavam em pé ao lado dos braços. 20 E havia ali doze leões em pé sobre os seis degraus, deste lado e daquele lado. Nenhum outro reino tinha feito um exatamente igual a ele.
Tratava-se de um local físico onde repousaria a dignidade real segundo os olhos do próprio rei, pois foi ele próprio quem definiu o seu grau de dignidade.

Como um monarca, o rei detém o poder absoluto sobre todos, não devendo existir oposição à sua pessoa. O reino fica plenamente estabelecido quando inexiste resistência ao seu reinado, ou seja, ao seu domínio. Todos são obrigados a acatar a sua posição de autoridade. Através do seu poder, o rei esmaga todas as resistências ao seu reinado. A vontade do rei é satisfeita com o uso da força. A vontade do rei é imposta através da força. Esta é uma das características naturais da existência da casa real.

O rei detém poder absoluto quando todos no seu reino satisfazem a sua vontade, no entanto, o poder do rei está nas mãos de seus súditos, isto é, daqueles que o têm voluntariamente como sendo seu soberano. Esta é uma das interessantes contradições a respeito do poder absoluto do rei.
Todas as definições acima nos revelam uma posição no Alto, acima dos demais. O trono revela ser uma posição física fixa e no alto, onde o rei se senta na sua majestade (dignidade).

Representação de Jeová no reino de sacerdotes.

Jeová mostrou a Moisés um modelo das coisas pertencentes ao reino de sacerdotes.

(Êxodo 25:40) 40 E vê que os faças segundo o seu modelo que te foi mostrado no monte.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Êxodo 25:40) 40 Vê que os faças conforme o seu modelo que te foi mostrado no monte.

Foi mostrado a Moisés um modelo de tudo aquilo que ele devia construir em relação ao reino de sacerdotes.
(Êxodo 26:30) 30 E tens de erigir o tabernáculo segundo o seu plano que te foi mostrado no monte.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Êxodo 26:30) 30 Levantarás o tabernáculo conforme o modelo que te foi mostrado no monte.

Jeová não estava copiando um modelo inventado pelo homem. Jeová estava criando algo e revelando como este algo devia ser feito e praticado.

(Êxodo 31:6-11) 6 Quanto a mim, eis que deveras ponho com ele Ooliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e deveras ponho sabedoria no coração de todo o sábio de coração, para que deveras façam tudo o que te mandei: 7 a tenda de reunião e a Arca para o testemunho, e a tampa que há sobre ela, e todos os utensílios da tenda, 8 e a mesa e seus utensílios, e o candelabro de ouro puro e todos os seus utensílios, e o altar do incenso, 9 e o altar da oferta queimada e todos os seus utensílios, e a bacia e seu suporte, 10 e as vestes de tricô e as vestes sagradas para Arão, o sacerdote, e as vestes dos seus filhos, para atuarem como sacerdotes; 11 e o óleo de unção e o incenso perfumado para o santuário. Farão tudo segundo o que te mandei.”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Êxodo 31:6-11) 6 Eis que eu designei juntamente com ele a Aoliabe e filho de Aisamaque, da tribo de Dã; e pus a sabedoria nos corações de todos os homens hábeis, para fazerem tudo o que eu tenho ordenado: 7 a tenda da revelação, e a arca do testemunho, e o propiciatório que está por cima dela, e todos os móveis da Tenda, 8 e a mesa com os seus utensílios, e o candeeiro puro com todos os seus utensílios, e o altar do incenso, 9 e o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a bacia com a sua base, 10 e os vestidos finamente tecidos e os vestidos sagrados do sacerdote Arão e os vestidos de seus filhos, para quando se empregarem no ofício sacerdotal, 11 e o óleo da unção, e o incenso aromático para o santo lugar: eles farão conforme tudo o que tenho ordenado

No entanto, em todo este contexto não é descrita nenhuma coroa, ninguém recebendo uma coroa, nem o comportamento de alguém que recebesse uma coroa, tampouco fala sobre um grupo de pessoas nobres, embora todas estas coisas fossem bem conhecidas de Moisés. Também não se fala em trono, em entronizar, em dignidade, coisas estas que são características de uma casa real.

Jeová tinha a Sua forma de fazer as coisas e as estava externando para Moisés. Jeová estava externando a Sua vontade de como as coisas deviam ser feitas.
O que o humano devia fazer?? Devia satisfazer a vontade externada de Jeová em relação àquela forma de governo, ou seja, um reino de sacerdotes.

Qual era a representação de Jeová no reino de sacerdotes??
Ora, o próprio Jeová estava presente todo o tempo no reino de sacerdotes. Sendo invisível aos olhos humanos, Jeová está em todos os lugares. O ser humano pode ter dificuldade em se acostumar com este fato em relação a Jeová, no entanto, isto é um fato.

O Pai providenciou algo visível que passou a simbolizar a Sua presença, muito embora Ele estivesse presente em todos os lugares.
O que Jeová providenciou??
A arca.
Foi uma criação de Jeová. Jeová projetou cada detalhe da arca e repassou para Moisés.
Depois Jeová falou para Moisés:

(Êxodo 25:21-22) 21 E tens de colocar a tampa em cima da Arca, e dentro da Arca colocarás o testemunho que te darei. 22 E ali me hei de apresentar a ti e falar contigo de cima da tampa, de entre os dois querubins que há sobre a arca do testemunho, sim, tudo o que eu te mandar para os filhos de Israel.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Êxodo 25:21-22) 21 Porás o propiciatório em cima da arca; e dentro da arca porás o testemunho que te hei de dar. 22 Ali virei a ti, e de sobre o propiciatório, do meio dos querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de todas as coisas que eu te ordenar com relação aos filhos de Israel.

O que continha a arca??
A arca continha o símbolo do reino de sacerdotes.
O que existia dentro da arca??
Os mandamentos do reino, ou seja, a lei do reino de sacerdotes.
Ali colocarás o testemunho que te darei, informou Jeová.

Do que Jeová chamou a arca??
Jeová a chamou de arca do testemunho.

O Rei estava presente no reino?? Sim estava.
Onde o Rei se apresentaria??

O próprio Jeová informou a Moisés: Ali virei a ti.
Ali onde??
De cima da tampa (repositório) e do meio dos querubins, cujas asas cobrem a tampa.

O que falaria o Rei Jeová para Moisés??
Falarei contigo a respeito de todas as coisas que Eu de ordenar em relação aos filhos de Israel.

Depois de Jeová, o que era mais importante no reino de sacerdotes??
(Isaías 42:21) 21 O próprio Jeová, por causa da sua justiça, agradou-se de magnificar a lei e de fazê-la majestosa.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Isaías 42:21) 21 Foi do agrado de Jeová, por amor da sua justiça, engrandecer a lei e torná-la gloriosa.

Jeová resolveu engrandecer a lei e torná-la gloriosa; magnificar a lei e torná-la majestosa.
Que importância teria para o povo a lei do reino??
(Ezequiel 20:11) 11 “‘“E passei a dar-lhes os meus estatutos; e dei-lhes a conhecer as minhas decisões judiciais, para que o homem que continuar a cumpri-las também continue a viver por meio delas.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Ezequiel 20:11) 11 Dei-lhes os meus estatutos, e mostrei-lhes os meus juízos, os quais, se os observar o homem, viverá por eles.

Representava vida.

O que falou Jesus sobre o que representava o mandamento de Jeová??
(João 12:50) 50 Sei também que o seu mandamento significa vida eterna. Portanto, as coisas que eu falo, assim como o Pai mas disse, assim [as] falo.”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(João 12:50) 50 Eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Aquilo, pois, que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito.

Assim, no reino de sacerdotes a lei representava vida para seus súditos. A lei traria a vida, e não a morte.

No reino de sacerdotes, quem é que ministrava o Rei Jeová??
Jeová definiu que seriam os sacerdotes.

(Êxodo 28:1-2) 28E quanto a ti, faze chegar a ti Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, a fim de que atue para mim como sacerdote, Arão, Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão. 2 E tens de fazer vestes sagradas para Arão, teu irmão, para glória e beleza.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Êxodo 28:1-2) 1 Faze também chegar a ti Arão, teu irmão, e seus filhos, dentre os filhos de Israel, para me servirem no ofício sacerdotal, a saber, Arão, e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar (filhos de Arão). 2 Farás vestiduras sagradas para Arão, teu irmão, para glória e formosura.

O Rei habitava em uma tenda de panos.
O Rei se apresentava por cima da arca do testemunho (arca do mandamento).
A base do Seu reino eram os mandamentos, e os Seus representantes eram os sacerdotes, aqueles que repassavam os mandamentos para os demais súditos. A autoridade do reino de sacerdotes era a própria lei.

Os sacerdotes eram os representantes do Rei. Esta forma de governo foi chamada por Jeová de “reino de sacerdotes”.
Esta forma de governo estabelecida pelo Rei Jeová estava em pleno funcionamento, quando o povo pediu a Samuel que fosse trocada por outra.
Nesta outra forma, isto é, a forma desejada pelo povo, Jeová não seria mais o rei. O rei teria autonomia e desobedeceria os mandamentos do reino de sacerdotes, passando a agir igual aos reis das demais nações ao redor. O rei passaria a agir qual “autoridade” para estes humanos que solicitaram a sua regência.
Será que Jeová mudou a sua representação ou será que Ele manteve-se no seu propósito original??

Será que o rei humano passou a ocupar o lugar dos sacerdotes dentro do reino de Jeová, um reino definido por Jeová como um reino de sacerdotes?? 

Este tema está sendo analisado na seguinte página do meu site:
www.bondadedejeova.com.br/125casa_real_de_davi.html




6 comentários:

Unknown disse...

Irmão Adnilson, tenho acompanhado seus poster, e muito tem me ajudado, o irmão foi o primeiro irmão a me estender a mão quando começei o meu despertar espiritual.
e HOJE COM CERTEZA essa é a forma mais correta, Para que possamos provar os Espíritos temos que provar todo ensino de homens, 1 Tim 4:1-4 / 1João 4:2,3 , Mantendo a neutralidade em relaçao a todos os ensinamentos do mundo espiritual, até que a certeza de que esses ensinos vem de DEUS me mantenho aberta para tudo. Deus nos permite duvidar, até que tenha provado.Tenho tirado bastante proveito nos seus posters, que Deus continue te abençoando, pois nessa nossa luta espiritual, o VENCER o mundo e as coisas do mundo, é um fator principal é nossa fé, mas no caso na luta contra Satanás o fator principal é o espírito, pois o conflito é espiritual. O ESPIRITO DE DEUS NO ESPIRITO DO CRENTE CONTRA O ESPIRITO DE Satanás no mundo . Esse é o teste final do crente vencedor, O que deve vencer precisa provar os espíritos hoje, até que esse espiritos que o ensinamento é de Deus , nao devemos crer em qualquer espírito que ensina pela boca do homem. 2 CO 11:4 , se queremos vencer, o espirito do Anti-cristo devemos fazer isso pela palavra escrita essa é uma das formasm uma das maneiras pelas quais Satanás deve ser vencido na ultima hora dessa dispensaçao.2 tim 3:13 / Mt 24:11
e para que possamos nos qualificar para sermos um vencedor temos que fazer o que voce faz.Ficarmos sozinhos, pois é um que vence. 1 Cor 10:13 nosso treinamento é individual, e nossas provas são pesadas,para que possa produzir os efeito exigidos. Cada um de nós temos uma grande herança a receber, por isso devemos ser treinados com zelo pelo nosso PAI para cumprirmos com nossa designaçao de acordo com cada capacidade de cada um. GL 4:1.2 / Rev 2:13 / 1 Pedro 1:7 / Rev 12:11 - 17:4 - 2 Co 5:10
"Conserva o que Tens, Para que Ninguém Tome a Tua coroa" Rom 8:18

Ednilson disse...

Irmã Isabel, é uma alegria para mim rever-te e saber que aquela tristeza ficou para trás.
__________
Saber que és amada por Jeová o tanto quanto Ele ama qualquer outro filho, inclusive Jesus, certamente deixará a irmã eternamente alegre.
_______________
Jesus nos informou que a fonte é cada indivíduo.
Isto é maravilhoso e muito sábio.

(João 4:14) 14 mas quem beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede; pelo contrário a água que eu lhe der, virá a ser nele uma fonte de água que mana para a vida eterna.
______________
Jeová é a fonte da vida.
Jeová dá a "informação" a Jesus e Jesus se torna uma fonte de vida.

Jesus afirma que a "informação" que ele me der, fará de mim uma fonte de vida.

Eu preciso ser uma fonte de vida.
Eu preciso ser igual a Jesus.

Por que Jesus era uma fonte de vida??
Por acreditar nas informações do Pai, do Pai.

Neste caso, pare e pense.

Toda e qualquer "informação" que se desvie das "informações" de Jesus, esteja ela onde estiver, e tendo sido falada por quem for, não procedeu da mesma fonte que Jesus recebeu a "informação".
____________
Vou colocar um dos exemplos citados por Jesus.

(Mateus 5:43-45) 43 “Ouvistes que se disse: ‘Tens de amar o teu próximo e odiar o teu inimigo.’ 44 No entanto, eu vos digo: Continuai a amar os vossos inimigos e a orar pelos que vos perseguem; 45 para que mostreis ser filhos de vosso Pai, que está nos céus, visto que ele faz o seu sol levantar-se sobre iníquos e sobre bons, e faz chover sobre justos e sobre injustos.

______________
Informações opostas?? Sim, informações opostas.
Uma guerra de informações.

Durante séculos, todo o dia a dia da nação que se dizia santa, estava baseado no ódio àqueles que cometiam pecados (principalmente os incircuncisos).
Eles passavam a ter tais pessoas como inimigas, pois segundo as palavras do próprio Moisés (informações), tais pessoas deveriam ser mortas para não os ensinarem a praticar coisas abomináveis.
Toda a nação, isto é, cada indivíduo passou a ser uma fonte de morte.

Tinha uma certa lógica, no entanto não se trata de uma "informação" saída da mesma fonte onde Jesus recebia suas informações.
________
Informações devidamente registradas nas "Escrituras".

Jesus, você está dando uma informação que contraria as "Escrituras" inspiradas, diria o fariseu, plenamente conhecedor das "Escrituras".
__________________
Embora esteja escrito que toda escritura foi soprada por Deus, como seria possível ter fonte de vida e fonte de morte saindo de Jeová, a fonte da vida??

Esta "informação" transformaria em VERDADE tudo o que estava escrito antes de Jesus falar qualquer palavra,

Estamos diante de uma guerra de "informações" devidamente registradas, não estamos??

Se todas as informações são verdade, isto gera uma grande confusão.
______________________
Apenas para raciocinar.
_________________

Paulo Vicentini disse...

A casa de Davi não era a representação do Reino de Deus na terra.
A representação do reino de Deus na terra, ou embaixada terrestre, está unicamente subordinada à presença de Deus (tenda de reunião,depois o templo)

O que significava então a Casa de Davi?

Significava uma dinastia de Líder (rei) sobre o reino - sobre a embaixada.

Antes da Dinastia de Davi, houve a Dinastia de Saul, antes da Dinastia de Saul , houve a Dinastia de Jah que foi rejeitada pelos israelitas nos dias de Samuel.

Exemplo: O Reino da Inglaterra possui várias dinastias de Líderes:

A Casa de Stuart
A Casa de Hanôver
A Casa de Saxe-Coburgo-Gota (renomeada para Windsor, para esconder a origem germânica…)

Todos esses sentaram no trono da Inglaterra, ou seja, foram Líderes no reino da Inglaterra.

Queira ler:
O Pecado da Monarquia em Israel

A casa do Líder: Dinastia de Reis

O Reino de Deus depende apenas de Deus

Ednilson disse...

Olá irmão Paulo, bem vindo à minha casa.
Vejo que estás disposto a um bom e saudável diálogo. Isto é muito bom. Sinto-me muito feliz por isto.
___________
Quanto a pergunta: O que significava a Casa real de Davi?

Resposta:
Significava uma INTROMISSÃO. Significava uma SUGESTÃO concorrente.
Significava uma OPOSIÇÃO de ideologia.
Significava uma REJEIÇÃO àquilo que estava em vigor.
__________________
O Professor Jeová estava ensinando algo (façamos o homem à nossa imagem) a Seus alunos dentro desta "sala de aula" [reino (única forma de governo conhecida por aqueles homens) de Israel].
Nesta aula teórica/prática, passou a haver uma insatisfação dos participantes.
O Professor Jeová, não sendo um tirano, e sendo um Sábio, ofereceu ao aluno rebelde a oportunidade de experimentar, ou seja, colocar em prática a sua desejada teoria.
O Professor Jeová ainda avisou a Seus sábios alunos, qual seria o fim posterior de escolha adotada, sendo ignorado pelos insistentes rebeldes (alunos rebeldes).
O Sábio Professor Jeová não via seus rebeldes alunos como inimigos, obviamente, não os tratava como inimigos.
O Sábio Professor Jeová continuava a ver os alunos rebeldes como eles realmente era, ou seja, meros alunos rebeldes.
A sabedoria estava com o Professor e a ignorância estava com os alunos.
O Sábio Professor manteve-se como "professor", aliás, um professor interessado em que o aluno aprenda, pois Ele se sentiria frustrado (de seu objetivo) se o aluno não aprendesse.
________________
Vamos raciocinar um pouco sobre esta "realidade" entre O Professor e Seus alunos??
_______________

Ednilson disse...

Irmão Paulo , um pequeno detalhe.

Se Davi se sentava do trono de Jeová, sendo que Jeová foi rejeitado como Rei por aqueles a quem Davi estava reinando, Ele Davi estava sentado no trono que não era dele obviamente. Tratava-se de um usurpador permitido.
Como afirmaste que o trono de Davi era algo aprovado por Jeová??

Neste caso, todos os demais reinos humanos se encontram na mesma situação de "aprovados".
Se um for concorrente, todos serão concorrentes, pois todos agem da mesma forma animalesca.

O princípio da Imparcialidade não deve ser desconsiderado, ou deve??

Ednilson disse...

QUE OBJETIVO TINHA O PAI AO PERMITIR QUE UM HUMANO REINASSE SOBRE OUTROS HUMANOS??
Sendo algo que Ele condenava, por que Ele permitia esta afronta??
Depois de avisar solenemente sobre as praticas animalescas do rei, o Pai lhes avisou quanto ao futuro:
(1 Samuel 8:18) 18 Então naquele dia clamareis por causa de vosso rei, que vós mesmos houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvira.
_____________________
Era necessário haver um tempo para comprovar a péssima escolha feita pelo povo......
Era uma questão de escolha sábia e escolha tola....
Havia necessidade de "tempo".....
O que ficaria provado ao final de certo tempo???
O povo ficaria sabendo da péssima escolha que seus antepassados haviam tomado....... O resultado vivido no dia a dia lhes provaria a falta de sabedoria da escolha feita.....
Os filhos precisavam CONCORDAR com o Pai naquilo que o Pai falava e fazia.....
A inimizade levaria ao extermínio dos rebeldes...
O que aprenderiam sendo exterminados???