VISITE MEU SITE

Você sabia que existem duas marcas d'água que revelam se o mandamento foi criado por Jeová ou não?? Todos os temas destacados aqui neste blogger visam confirmar Jesus como sendo aquele cujas informações são a "verdade", expondo informações opostas as de Jesus como "mentiras", independente de quem as tenha falado, temas estes que são detalhadamente explanados no meu site
Sinta-se à vontade para visitar o site, e depois comentar aqui.

domingo, 20 de março de 2016

ENSINAR CANANEUS OU MATAR CANANEUS??

ERA PARA DESPREZAR, ODIAR E MATAR CANANEUS OU ERA PARA ENSINAR OS CANANEUS??



Era para se preparar para fazer isso com os cananeus??



Era para fazer isso com os cananeus??



Qual era a vontade de Deus?? Qual era o real desejo de Deus sobre o relacionamento entre os cananeus e o povo escolhido, isto, é, os descendentes de Jacó?? 


Era esta a vontade de IHVH??



Era a vontade de IHVH exterminar os povos cananeus para que não ensinassem ao povo escolhido, os caminhos que eles estavam andando??
Era o desejo do Pai que os descendentes de Jacó odiassem e matassem os povos da terra de Canaã??
Era o desejo do Pai que existisse esta inimizade mortal entre aqueles humanos??

O que foi dito em relação a vontade do Pai para este caso??

O que Moisés disse, era uma exata repetição da informação dada pelo Pai?? Era este o real desejo do Pai IHVH?? Era para matar os humanos ao redor ou ensinar aos humanos ao redor??
Moisés disse:
(Deuteronômio 20:16-18) 16 É somente das cidades destes povos que Jeová, teu Deus, te dá por herança, que não deves preservar viva nenhuma coisa que respira, 17 porque deves impreterivelmente devotá-los à destruição: os hititas e os amorreus, os cananeus e os perizeus, os heveus e os jebuseus, assim como te mandou Jeová, teu Deus; 18 a fim de que não te ensinem fazer segundo todas as suas coisas detestáveis que fizeram com os seus deuses e deveras pequeis contra Jeová, vosso Deus.

Assim verte a Tradução Brasileira:

(Deuteronômio 20:16-18) 16 Porém nas cidades destes povos, que Jeová teu Deus te está dando por herança, nada que tem fôlego deixarás com vida, 17 mas destruí-lo-ás totalmente: aos heteus, aos amorreus, aos cananeus, aos ferezeus, aos heveus, aos jebuseus; como Jeová teu Deus te ordenou; 18 para que vos não ensinem a fazer segundo todas as suas abominações que fizeram aos seus deuses; e assim pecareis contra Jeová vosso Deus.

Durante centenas de anos, o povo escolhido desprezou, odiou e tentou exterminar os povos da terra de Canaã, afirmando que estavam satisfazendo uma vontade de Deus para eles.
Como resultado de tantas fracassadas tentativas, tinham sobre si o ódio e o desejo de vingança de todos os povos da terra de Canaã.
Depois de centenas de anos de ódio deles pelos povos da terra de Canaã, o que falou o Pai para Seu mensageiro??
Centenas de anos depois de Moisés afirmar que era para exterminar todas as nações ao redor (praticar a maldade), o que disse o Pai IHVH para o profeta Jeremias??
Será que confirmava a informação dada por Moisés?? Era de se esperar que confirmasse não é mesmo??
Vamos ver??
(Jeremias 12:14-17) 14 Assim disse Jeová contra todos os meus maus vizinhos que tocam na propriedade hereditária que fiz que meu povo, sim, Israel, possuísse: “Eis que os desarraígo do seu solo; e desarraigarei a casa de Judá do meio deles. 15 E terá de acontecer que, depois de eu os desarraigar, hei de ter de novo misericórdia com eles e vou trazê-los de volta, cada um à sua propriedade hereditária e cada um à sua terra.” 16 E terá de acontecer que, se sem falta aprenderem os caminhos do meu povo, jurando pelo meu nome: ‘Por Jeová que vive!’ assim como ensinaram ao meu povo a jurar por Baal, serão também edificados no meio do meu povo. 17 Mas, se não obedecerem, então vou desarraigar essa nação, desarraigando-a e destruindo-a”, é a pronunciação de Jeová.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Jeremias 12:14-17) 14 Assim diz Jeová acerca de todos os meus maus vizinhos, que tocam a herança que fiz herdar o meu povo de Israel: Eis que os arrancarei a eles da sua terra, e arrancarei a casa de Judá do meio deles. 15 Depois de os ter eu arrancado, tornarei e me compadecerei deles; fá-los-ei voltar cada um para a sua herança, e cada um para a sua terra. 16 Se aprenderem diligentemente os caminhos do meu povo, jurando pelo meu nome: Pela vida de Jeová; assim como ensinaram o meu povo a jurar por Baal; serão edificados no meio do meu povo. 17 Porém se não ouvirem, arrancarei essa nação, arrancando-a e destruindo-a, diz Jeová.
Vamos ver por partes o que o Pai IHVH falou para Jeremias, centenas de anos depois de Moisés??
Eis que os desarraígo do seu solo; e desarraigarei a casa de Judá do meio deles. 15 E terá de acontecer que, depois de eu os desarraigar, hei de ter de novo misericórdia com eles e vou trazê-los de volta, cada um à sua propriedade hereditária e cada um à sua terra.

Eis que os arrancarei a eles da sua terra, e arrancarei a casa de Judá do meio deles. 15 Depois de os ter eu arrancado, tornarei e me compadecerei deles; fá-los-ei voltar cada um para a sua herança, e cada um para a sua terra.

Moisés havia dito que o Pai abominava aquelas nações e que as eliminaria da terra de Canaã para que o povo não aprendesse as coisas abomináveis que aqueles povos faziam..
Moisés afirmou que, como proteção para seu povo, o Pai iria exterminar aqueles povos que praticavam coisas detestáveis.
Segundo a informação de Moisés, aquelas nações ao redor não possuíam qualquer valor diante o Pai IHVH.
Centenas de anos depois de Moisés, o que o Pai falou para Jeremias??
Vou desarraigar estes maus vizinhos, assim como vou desarraigar Judá, mas, depois de algum tempo, Eu terei misericórdia deles e vou trazê-los de volta, cada um à sua propriedade hereditária.

O que o Pai desejava que o povo escolhido por ele fizesse com os povos da terra de Canaã??

O Pai desejava que o povo escolhido ensinasse às demais nações de Canaã??




Sim, esta era a vontade do Pai em relação ao que o povo escolhido devia fazer com as nações da terra de Canaã.





Vamos rever o que o Pai falou para Jeremias??
E terá de acontecer que, se sem falta aprenderem os caminhos do meu povo, jurando pelo meu nome: ‘Por Jeová que vive!’ assim como ensinaram ao meu povo a jurar por Baal, serão também edificados no meio do meu povo. 17 Mas, se não obedecerem, então vou desarraigar essa nação, desarraigando-a e destruindo-a”, é a pronunciação de Jeová.

Se aprenderem diligentemente os caminhos do meu povo, jurando pelo meu nome: Pela vida de Jeová; assim como ensinaram o meu povo a jurar por Baal; serão edificados no meio do meu povo. 17 Porém se não ouvirem, arrancarei essa nação, arrancando-a e destruindo-a, diz Jeová.
Enquanto Moisés havia afirmado que não deveriam se relacionar com os povos vizinhos que praticavam coisas detestáveis, o Pai informa para Jeremias que era para haver um relacionamento no qual o povo escolhido devia ENSINAR aos povos iníquos a obedecerem aos mandamentos do Pai IHVH.
Isto era algo totalmente oposto ao que Moisés havia falado.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom, Ednilson.

Ednilson disse...

O que achas de Moisés??