VISITE MEU SITE

Você sabia que existem duas marcas d'água que revelam se o mandamento foi criado por Jeová ou não?? Todos os temas destacados aqui neste blogger visam confirmar Jesus como sendo aquele cujas informações são a "verdade", expondo informações opostas as de Jesus como "mentiras", independente de quem as tenha falado, temas estes que são detalhadamente explanados no meu site
Sinta-se à vontade para visitar o site, e depois comentar aqui.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Será que a lei de Deus não é capaz de dar vida eterna??

Será que existe alguma lei capaz de dar vida??
Será que o homem se torna justo obedecendo a lei??

O que afirmou o nosso amado irmão Paulo de Tarso??
Sendo um israelita e escrevendo para gentios, ensinado-os sobre Jeová e Jesus, assim falou o nosso irmão Paulo:
(Gálatas 3:21-22) 21 Portanto, é a Lei contra as promessas de Deus? Que isso nunca aconteça! Porque, se tivesse sido dada uma lei que fosse capaz de dar vida, a justiça teria sido realmente por meio da lei. 22 Mas a Escritura entregou todas as coisas juntas à detenção pelo pecado, para que a promessa resultante da fé para com Jesus Cristo fosse dada aos que exercessem fé.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Gálatas 3:19-22) 19 Que é, pois, a Lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse a semente a quem se fez a promessa, tendo sido ordenada mediante anjos, pela mão de um mediador. 20 O mediador, porém, não o é de um só, mas Deus é só um. 21 É a Lei, porventura, contra as promessas de Deus? De modo nenhum. Pois se tivesse sido dada uma lei, que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, teria sido pela Lei. 22 A Escritura, porém, encerrou todas as coisas debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem.
As palavras de Paulo foram bem claras: A lei não podia dar vida; a lei não tinha a capacidade de produzir vida através dela. Se a lei tivesse tal capacidade, a justiça teria sido feita através da lei. A lei não tem a capacidade de produzir um homem justo.

Vamos destacar de novo as palavras:
Porque, se tivesse sido dada uma lei que fosse capaz de dar vida, a justiça teria sido realmente por meio da lei.
Pois se tivesse sido dada uma lei, que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, teria sido pela Lei.
Esta era a opinião de nosso amado irmão Paulo.
Segundo o nosso irmão Paulo, nada do que Jeová tinha produzido até então em forma de lei era capaz de dar vida ao humano. Na opinião de Paulo, não havia nada capaz de prolongar a vida do humano. A lei dada por Jeová não era capaz de prolongar a vida do homem.
Neste caso, por que o Sábio Legislador teria criado a lei??


Segundo o nosso irmão Paulo, o conjunto de regras emanadas de Jeová até aquele momento não eram capazes de dar vida ao humano.
Segundo o nosso irmão Paulo, o que era a lei criada e dada por Jeová para o homem??
Ele mesmo responde:
(Gálatas 3:23-25) 23 No entanto, antes de chegar a fé, estávamos sendo guardados debaixo de lei, entregues juntos à detenção, aguardando a fé que estava destinada a ser revelada. 24 A Lei, por conseguinte, tornou-se o nosso tutor, conduzindo a Cristo, para que fôssemos declarados justos devido à fé. 25 Mas agora que chegou a fé, não estamos mais debaixo dum tutor.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Gálatas 3:23-25) 23 Mas antes que viesse a fé, estávamos debaixo da guarda da Lei, encerrados para a fé que havia de ser revelada. 24 Assim a Lei se tornou nosso pedagogo para conduzir-nos a Cristo, a fim de sermos justificados pela fé. 25 Mas tendo vindo a fé, não estamos mais debaixo de pedagogo.

A lei é um tutor; a lei é um pedagogo.
Tutor – Esta é a definição dada pelo dicionário Houaiss: aquele que ampara, protege, defende, guardião.
tutor
\ô\ s.m. (sXIII) 1 jur indivíduo que exerce uma tutela <o t. judicial de um ausente> <t. testamentário> 2 p.ext. aquele que ampara, protege, defende; guardião <t. do poder espiritual> 3 em algumas escolas, aluno a quem se delega a instrução de outros alunos 4 agr vitic estaca ou vara us. para amparar uma planta de caule frágil n adj. 5 que tutora; que exerce tutela, judicial ou não ¤ gram fem.: tutora \ô\, tutriz ¤ etim lat. tútor,óris 'guarda, defensor etc.' ¤ sin/var curador, defensor, guardião; ver sinonímia de defensor ¤ hom tutora \ô\ (f.), tutoras \ô\ (f.pl.) / tutora, tutoras(fl.tutorar); tutores \ô\ (pl.) / tutores(fl.tutorar)

Pedagogo – Esta é a definição dada pelo dicionário Houaiss: escravo que acompanha as crianças à escola; pessoa encarregada de ensinar; mestre, professor.
pedagogo
\ô\ s.m. (1589) 1 ant. escravo que acompanhava as crianças à escola 2 pessoa que emprega a pedagogia, que ensina; mestre, professor 3 aquele que tem a prática de ensinar 4 infrm. pej. pessoa que julga ter o que ensinar a todos ¤ etim gr. paidagógós,oû 'escravo encarregado de conduzir as crianças à escola'

Segundo o nosso irmão Paulo, a lei dada por Jeová, não passava de um alguém com a obrigação de conduzir o humano até Jesus. Segundo Paulo, a lei criada por Jeová tinha uma função secundária em relação a Jesus.


Bem, vejamos agora a opinião daquele que criou a lei.
(Levítico 18:4-5) 4 Deveis cumprir as minhas decisões judiciais e deveis guardar os meus estatutos, para andardes nelas. Eu sou Jeová, vosso Deus. 5 E tendes de guardar os meus estatutos e as minhas decisões judiciais, cumprindo as quais o homem também tem de viver por meio delas. Eu sou Jeová.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Levítico 18:4-5) 4 Cumprireis os meus juízos, e guardareis os meus estatutos, para neles andardes; eu sou Jeová vosso Deus. 5 Guardareis, pois, os meus estatutos e os meus juízos; fazendo os quais, o homem viverá por eles: eu sou Jeová.
Alguns séculos depois de Moisés, Jeová ratifica a importância da lei:
(Ezequiel 20:10-11) 10 Por isso os fiz sair da terra do Egito e os levei ao ermo. 11 “‘“E passei a dar-lhes os meus estatutos; e dei-lhes a conhecer as minhas decisões judiciais, para que o homem que continuar a cumpri-las também continue a viver por meio delas.
Assim verte a Tradução Brasileira:
(Ezequiel 20:10-11) 10 Assim os fiz sair da terra do Egito, e os trouxe para o deserto. 11 Dei-lhes os meus estatutos, e mostrei-lhes os meus juízos, os quais, se os observar o homem, viverá por eles.
Segundo o criador da lei, o que aconteceria com o cumpridor da lei??
(Ezequiel 18:5-9) 5 “‘E no que se refere ao homem, se ele veio a ser justo e tem praticado o juízo e a justiça; 6 se não comeu nos montes e não elevou seus olhos para os ídolos sórdidos da casa de Israel, e não aviltou a esposa de seu companheiro, e não se chegou a uma mulher na sua impureza; 7 e se não maltratou a nenhum homem; se restituiu o penhor tomado pela dívida; se não arrebatou nada em roubo; se deu o seu próprio pão ao faminto e cobriu com roupa ao que estava nu; 8 se não deu nada em troca de juros e não tomou usura; se retirou sua mão da injustiça; se praticou a verdadeira justiça entre homem e homem; 9 se tem andado nos meus estatutos e tem guardado as minhas decisões judiciais para praticar a verdade, ele é justo. Ele positivamente continuará a viver’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Ezequiel 18:5-9) 5 Porém, se um homem for justo, e fizer o que é de eqüidade e justiça, 6 e se não comer sobre os montes, nem levantar os seus olhos para os ídolos da casa de Israel, nem contaminar a mulher do seu próximo, nem se chegar à mulher na sua separação; 7 se não oprimir a ninguém, porém tornar ao devedor o seu penhor, se não tirar nada do alheio por violência, se der do seu pão ao que tem fome e ao nu cobrir com vestido; 8 se não der o seu dinheiro à usura, nem receber mais do que o que emprestou, se desviar a sua mão da iniqüidade, e fizer verdadeiro juízo entre homem e homem; 9 se andar nos meus estatutos, e guardar os meus juízos, para proceder segundo a verdade; este tal é justo, certamente viverá, diz o Senhor Jeová.

Segundo o criador da lei, o que a lei produziria??
A lei produziria um "homem justo". Aquele humano que obedecesse aos mandamentos se mostraria justo e não morreria, ele continuaria a viver, pois somente a alma que pecar é que morrerá.
A lei indicava o caminho da justiça e da continuidade da vida. A lei revelava como o homem se mostraria justo, indicando-lhe o que fazer e o que não fazer para ser um homem justo.
O que o criador da lei acabou de falar??
A obediência à lei produzirá um homem justo. A lei produziria um homem justo?? Ora, foi exatamente isto o que o criador da lei afirmou.
Neste caso, que fruto seria produzido pela lei?? A lei produziria a justiça. A lei produziria homens justos.
Havendo o cumprimento da lei, haveria um mundo de justiça, pois todos seriam cumpridores da lei. Seria um mundo de pessoas justas, isto é, pessoas isentas de pecado.
Se tal pessoa permanecer obedecendo, tal pessoa não morrerá. Ela continuará a viver.

O criador da lei ratificou para Isaías:
(Isaías 48:17-19) 17 Assim disse Jeová, teu Resgatador, o Santo de Israel: “Eu, Jeová, sou teu Deus, Aquele que te ensina a tirar proveito, Aquele que te faz pisar no caminho em que deves andar. 18 Oh! se tão-somente prestasses realmente atenção aos meus mandamentos! A tua paz se tornaria então como um rio e a tua justiça como as ondas do mar. 19 E a tua descendência se tornaria como a areia, e os descendentes das tuas entranhas como os grãos dela. Não se deceparia nem se aniquilaria o nome da pessoa diante de mim.”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Isaías 48:17-19) 17 Assim diz Jeová, teu redentor, o Santo de Israel: Eu sou Jeová teu Deus, que te ensino o que é útil, que te guio pelo caminho em que deves andar. 18 Oxalá que tivesses atendido aos meus mandamentos! então a tua paz teria sido como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar: 19 teria sido a tua posteridade como a areia, e os que procedem das tuas entranhas como os seus grãos: não havia de ser o seu nome cortado nem destruído de diante de mim.
O cumprimento da lei produziria vida. A obediência a lei produziria continuidade da vida.
A lei produziria um homem justo; a lei produziria um homem sem pecado.

O que Jesus, o Mestre de Paulo, havia ensinado em relação a este tema??

Será que o ensino de Jesus era idêntico ao ensino de Paulo ou era idêntico ao ensino do Pai celestial??

Veja a continuidade deste tema em


** Salvo indicação, está sendo usada a TNM

Nenhum comentário: