A
OMISSÃO TAMBÉM É UM PECADO.
Afirmou
ainda mais Jesus revelando a importância de cuidar dos carentes, e
que também HAVERIA
DÚVIDA em
se saber QUEM
ERAM OS "MÍNIMOS": (Mateus
25:31-46) 31"Quando
o Filho do homem chegar na sua glória, e com ele todos os anjos,
então se assentará no seu trono glorioso. 32
E
diante dele serão ajuntadas todas as nações, e ele separará uns
dos outros assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33
E
porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à sua esquerda. 34
"O
rei dirá então aos à sua direita: ‘Vinde, vós os que tendes
sido abençoados por meu Pai, herdai o reino preparado para vós
desde a fundação do mundo. 35
Pois
fiquei
com fome, e
vós me destes algo para comer; fiquei
com sede, e
vós me destes algo para beber. Eu
era estranho, e
vós me recebestes hospitaleiramente; 36
[estava]
nu, e
vós me vestistes. Fiquei
doente, e
vós cuidastes de mim. Eu
estava na prisão,
e vós
me visitastes.’ 37
Então,
os justos lhe responderão com as palavras: ‘SENHOR,
QUANDO TE VIMOS
com
fome, e
te alimentamos, ou com sede, e te demos algo para beber? 38
QUANDO
TE VIMOS
como
estranho, e
te recebemos hospitaleiramente, ou nu, e te vestimos? 39
QUANDO
TE VIMOS
doente,
ou na
prisão, e te fomos visitar?’ 40
E
o rei lhes dirá, em resposta: ‘Deveras, eu vos digo: Ao
ponto que o fizestes a um dos mínimos destes meus irmãos, a mim o
fizestes.’ 41
"Então
dirá, por sua vez, aos à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, vós
os que tendes sido amaldiçoados, para o fogo eterno, preparado para
o Diabo e seus anjos. 42
Pois
fiquei com fome, mas vós não me destes nada para comer, e fiquei
com sede, mas vós não me destes nada para beber. 43
Eu
era estranho, mas vós não me recebestes hospitaleiramente; [estava]
nu, mas vós não me vestistes; doente e na prisão, mas vós não
cuidastes de mim.’ 44
Então
responderão também estes com as palavras: ‘Senhor, QUANDO
TE VIMOS
com
fome, ou com sede, ou estranho, ou nu, ou doente, ou na prisão, e
não te ministramos?’ 45
Então
lhes responderá com as palavras: ‘Deveras, eu vos digo: Ao
ponto que não o fizestes a um destes mínimos, a mim não o
fizestes.’
46 E
estes partirão para o decepamento eterno, mas os justos, para a vida
eterna."
Jesus
deixou bem claro que esta dúvida persistiria ATÉ o último dia.
Jesus deixou bem claro que os seus discípulos ficariam na dúvida em
relação a quem eram os “mínimos destes meus irmãos”.
Para muitos, esta dúvida só será esclarecida no último dia,
quando finalmente ouvirão as palavras reprovadoras do próprio
Jesus.
Não
podemos esquecer que é o Pai da Igualdade quem dará a nota final
nesta questão de igualdade.
Certamente,
trata-se de uma prova para o meu conceito de “igualdade”.
Aquele
criminoso que está na cadeia é um dos “mínimos”?? Aquele
morador de rua é um dos mínimos?? Aquele mendigo faminto é um dos
mínimos??? Aquele macumbeiro doente é um dos mínimos?? Será que
todos estes também são irmãos de Jesus?? Apresentando diversas
justificativas, muitos têm afirmado que não. Desta forma, não
revelam ter o mesmíssimo conceito que tinha toda a nação dos
circuncisos (israelitas), em relação aos estrangeiros
(incircuncisos)?? Revelava
ser este conceito praticado pelos circuncisos, o mesmo conceito do
Pai em relação a “igualdade”??
Não
há dúvida de que TODOS os pequenos que JÁ têm fé em Jesus
são de grande importância para o Pai e para Jesus. Estes não devem
ser considerados e tratados como fardo dispendioso, quer por aqueles
que ainda não têm fé, quer por aquele que já têm fé. Atos de
Misericórdia são destinados a quem deles NECESSITA,
sem haver qualquer CONDICIONAMENTO quanto ao recebedor. Quem é o
faminto, o nu, o doente e o homem na prisão? Quem são estes que
devem ser tratados com misericórdia por aquele que se diz
discípulo de Jesus?? Os discípulos de Jesus devem cuidar bem
dos carentes discípulos de Jesus e ignorar os demais carentes?? Onde
ficaria a igualdade?? Devem os discípulos
de Jesus discriminar os necessitados que não sejam discípulos??
Devem os discípulos de Jesus atribuir Alto
valor (exaltar) àqueles que já fazem parte
do seu grupo e atribuir Baixo
valor (rebaixar) aos demais?? Deve dizer:
Para ser um "necessitado" você primeiro tem de ser
discípulo de Jesus (cristão) e ter um bom currículo? Deve dizer
ainda mais: Ele é um faminto, mas não é meu irmão?? Ou ainda
mais: Primeiro você prova que é meu irmão, pois esta comida, esta
roupa, esta ajuda é para meu irmão; está reservada para um irmão
de Jesus, o que você não é?? Se for este o caso, então
voltamos para a ilustração de Jesus sobre quem é realmente meu
próximo, não voltamos??
Ali,
o adorador de Jeová ESCOLHIA
quem era seu próximo. Assim, este adorador se OMITIA
quanto a usar Misericórdia, usando como DESCULPA a afirmação de
que aquele outro não era seu próximo, ATRIBUINDO-LHE
assim um Baixo
valor. O adorador de Jeová (circunciso) não
via aquele homem como um próximo (incircunciso). Deixava o outro
morrer (crime de omissão), quando estava em suas mãos o poder de
impedir sua morte. O poder de AMPARAR o próximo estava nas mãos,
mas ele não via aquele outro como MERECEDOR
de receber seu amparo. Na ilustração, Jesus deixou claro que o
defeito estava no olho do adorador de Jeová. Afinal de contas, quem
é que estava sendo ensinado, o circunciso ou o incircunciso??
O
que ficou bem claro?? Ficou bem claro que o incircunciso, embora não
ensinado, revelava ter um conceito bem mais próximo do conceito de
Deus sobre quem é o próximo.
Ainda
em relação a este assunto, Jesus pergunta: Por outro lado, se
amardes aos que vos amam, que mérito há?? Se fizerdes o bem para
aquele que você vê como teu irmão, que mérito há nisso??
Discípulos de Jesus fazendo o bem para outros discípulos de Jesus,
que mérito há nisto?? (Lucas
6:32-33) 32 “E, se amardes aos que vos amam, de que mérito é
isso para vós? Pois até mesmo os pecadores amam aos que os amam.
33 E, se
fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, realmente, DE QUE MÉRITO É
ISSO PARA VÓS? Até
os pecadores fazem o mesmo.
Jesus
espera que os seus ensinados sejam melhores do que as pessoas das
nações no aspecto de FAZER
o
bem, que se destaquem das outras pessoas exatamente por FAZEREM
o
bem. Os discípulos de Jesus se
caracterizam por fazerem o bem aos seus inimigos e NUNCA fazer o mau
para eles, exatamente como feito pelo MODELO Jesus.
A
quem todos os discípulos de Jesus devem imitar?? A Jesus,
obviamente.
Jeová
já havia revelado que tal homem (carente) não tem nacionalidade,
nível de iniquidade, nem cor, nem estado civil, nem condição
moral, nem sexo, nem idade, nem religião. É uma condição digna de
se sentir misericórdia, que QUALQUER humano pode se encontrar.
Certamente é o homem que geme e clama a Deus por estar passando por
aquele infortúnio. Aos olhos do Pai, é apenas um filho que clama
por causa da sua dor. Não deve haver qualquer CONDICIONAMENTO para
se conceder tais atos de Misericórdia. O
discípulo de Jesus não pode ser o CAUSADOR do clamor, do gemido
daquele homem carente, que, caído no chão, não recebe ajuda por
não ser um discípulo de Jesus. Jeová ouve
o clamor do "carente" e irá investigar para saber se é
realmente assim. Os que clamaram contra Sodoma, NÃO ERAM "os do
povo escolhido de Deus", ou eram??. Eram apenas vítimas.
As ovelhas adoentadas, magras e famintas que são menosprezadas pelas
ovelhas gordas, as ovelhas que não são tratadas com misericórdia
pelas ovelhas gordas, as ovelhas que são impedidas de ter acesso ao
pasto e a água, as ovelhas que são expulsas do rebanho - estas são
as que gemem por tais coisas detestáveis praticadas contra elas;
estas se tornam vítimas das ovelhas gordas e até mesmo de
algumas "magras", logo, estas são a prioridade de Jeová.
Continua em www.bondadedejeova.com.br/042tampouco_coma.htm
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