VISITE MEU SITE

Você sabia que existem duas marcas d'água que revelam se o mandamento foi criado por Jeová ou não?? Todos os temas destacados aqui neste blogger visam confirmar Jesus como sendo aquele cujas informações são a "verdade", expondo informações opostas as de Jesus como "mentiras", independente de quem as tenha falado, temas estes que são detalhadamente explanados no meu site
Sinta-se à vontade para visitar o site, e depois comentar aqui.

domingo, 29 de dezembro de 2013

NÃO ODEIE aquele que matou o teu irmão??

Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei aqueles que invocarem o mal contra ti.

Será que esta promessa foi feita para pessoas honestas e bondosas?? Eram pessoas inocentes??


Independente do mau que fizerdes aos teus vizinhos, eu abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que invocarem o mal contra ti.


Ao ser chamado de careca por alguns rapazes, o que fez Eliseu?? Será que os abençoou??
Mas Eliseu era mesmo careca, não era?? O que ele fez?? Matou e matou. Quanta intolerância, heim!!!!

As palavras de Jeová para Abraão foram bem claras: “vou abençoar a ti; vou abençoar os que te abençoarem e vou amaldiçoar os que te amaldiçoarem”.
Era um pacto??
Sim, era um pacto.
(Gênesis 12:1-3) 12 E Jeová passou a dizer a Abrão: “Sai da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que te mostrarei; 2 e farei de ti uma grande nação e te abençoarei, e hei de engrandecer o teu nome; e mostra-te uma bênção. 3 E hei de abençoar os que te abençoarem e amaldiçoarei aquele que invocar o mal sobre ti, e todas as famílias do solo certamente abençoarão a si mesmas por meio de ti.”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Gênesis 12:1-3)1 Ora disse Jeová a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai para a terra que te mostrarei; 2 farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome. Sê tu uma bênção: 3 abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar; por meio de ti serão benditas todas as famílias da terra.

Será que os israelitas eram um povo inocente e bondoso??

Será que era um pacto incondicional??
Será que tal afirmação estava condicionada ao abençoado manter-se em uma situação aprovada aos olhos de Jeová?? 
O que aconteceria se tais descendentes fossem praticantes de muitas maldades?? Será que a promessa continuaria de pé??
Abraão e seus descendentes eram os abençoados. Não deveriam ser amaldiçoados por ninguém.
O que o Pai afirmou?? Vou amaldiçoar todo aquele que te amaldiçoar.
Não te lembras de outra pessoa para a qual o Pai colocou em tal condição protegida??
Sim, foi Caim.
Em relação a condição de Caim, assim falou Jeová:
(Gênesis 4:13-15) 13 A isto Caim disse a Jeová: “Minha punição pelo erro é grande demais para suportar. 14 Eis que neste dia realmente me expulsas da superfície do solo e ficarei escondido da tua face; e tenho de tornar-me errante e fugitivo na terra, e é certo que quem me achar me matará.” 15 Então Jeová lhe disse: “Por esta causa, quem matar a Caim terá de sofrer vingança sete vezes....E Jeová estabeleceu assim um sinal para Caim, a fim de que não fosse golpeado por aquele que o achasse.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Gênesis 4:13-15) 13 Disse Caim a Jeová: A minha punição é maior do que a que se pode suportar. 14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença serei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra: todo o que me encontrar matar-me-á. 15 Respondeu-lhe Jeová: Por isso quem matar a Caim, sobre ele cairá a vingança sete vezes mais. Deu Jeová a Caim um sinal, de que não lhe daria a morte quem quer que o encontrasse.
Jeová colocou um sinal em Caim identificando-o como alguém que estava sob a Sua proteção. Ninguém deveria fazer mal a Caim. Se alguém fizesse mal a Caim, sofreria vingança sete vezes mais.
Não merecia Caim a morte?? Não havia matado seu irmão??
Que reação deveriam ter as pessoas que testemunharam o fato e aquelas que ficaram sabendo do fato pela palavra de outras pessoas?? Que reação deviam ter?? O Pai foi bem claro em relação a isto, não foi??
Deveria alguém matar Caim e ainda esperar uma bênção de Jeová/Javé??
Será que Jeová iria praticar o verbo impedir?? Impediria Jeová alguém de matar Caim?? O que foi que Ele disse??
Como se expressou outro humano em face desta “proteção” dada a Caim??
Assim se expressou Lameque:
(Gênesis 4:23-24) 23 Por conseguinte, Lameque compôs estas palavras para as suas esposas Ada e Zilá: “Ouvi a minha voz, ó esposas de Lameque; Dai ouvidos à minha declaração: Matei um homem por contundir-me, Sim, um jovem, por dar-me uma pancada. 24 Se Caim há de ser vingado sete vezes, Então Lameque setenta vezes e sete.”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Gênesis 4:23-24) 23 Disse Lameque à suas mulheres: Ada e Zilá, ouvi a minha voz; Vós, mulheres de Lameque, escuta as minhas palavras: Pois matei um homem, porque me feriu; E um mancebo, porque me pisou. 24 Se por Caim tomar-se-á vingança sete vezes, Com certeza por Lameque o será setenta e sete vezes.
Em face do meu motivo plenamente justificável, com certeza a vingança por Lameque será de setenta vezes comparadas com as sete vezes prometidas por Jeová para o caso Caim.
Isto revela que as pessoas ficaram sabendo da condição de proteção existente para Caim da parte de Jeová. Em face disto, Lameque compôs estas palavras.
Ora, se um homem que tirou a vida de seu próprio irmão nas circunstâncias que existiram e recebe este tipo de proteção, quanto mais o merecerá aquele que teve motivos plenamente válidos como estes – estas foram as palavras de Lameque.
Alguém ainda poderá questionar: No caso de Abraão e seus descendentes era bem diferente. Abraão era um homem justo. Jeová jamais iria abençoar um iníquo.
Continuam: Quem amaldiçoar o povo escolhido por Jeová estará amaldiçoando pessoas justas.
Daí, afirmam adicionalmente: É por isto que Jeová amaldiçoará aquele que amaldiçoa o povo escolhido e abençoado por Jeová.
Vejamos agora uma ação do povo escolhido e abençoado.
Jeová falou para Jacó:
(Gênesis 28:13-15) 13 E eis que Jeová estava parado acima dela e passou a dizer: “Eu sou Jeová, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. A terra em que estás deitado, eu vou dá-la a ti e à tua descendência. 14 E tua descendência há de tornar-se como as partículas de pó da terra, e tu te hás de espalhar para o oeste, e para o leste, e para o norte, e para o sul, e todas as famílias do solo hão de abençoar a si mesmas por meio de ti e por meio de tua descendência. 15 E eis que estou contigo e vou guardar-te em todo o caminho em que andares, e vou retornar-te a este solo, porque não te abandonarei até que eu tenha realmente feito o que te falei.”. . .

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Gênesis 28:13-15) 13 Perto dele estava Jeová, que disse: Eu sou Jeová, Deus de teu pai Abraão, e Deus de Isaque. A terra em que estás deitado ta darei a ti e à tua posteridade; 14 a tua posteridade será como o pó da terra, e te dilatarás para o Ocidente, e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Por ti e por tua descendência serão benditas todas as famílias da terra. 15 Eis que estou contigo e te guardarei por onde quer que fores e te reconduzirei para esta terra; porque não te abandonarei até ter eu cumprido aquilo de que te hei falado.
Jacó estava sendo o abençoado. Qualquer um que amaldiçoasse Jacó e seus descendentes receberia uma maldição da parte de Jeová.
Será que uma “ação iníqua” deixa de ser uma “ação iníqua” se for cometida contra um iníquo??
O que ocorreria se Jacó e seus descendentes agissem iniquamente com outras pessoas?? Conseguiriam tais pessoas "vitimadas" mudar a condição de abençoados dada por Jeová para Jacó e seus descendentes?? Será que as vítimas tinham o direito legítimo de invocar o mal ou amaldiçoar Jacó e seus descendentes em face da real iniquidade cometida contra eles??
Será que as "circunstâncias" (fazerem maldades) faria mudar a condição destes homens de abençoados por Jeová??
Vejamos estas ações de Jacó e seus descendentes:
(Gênesis 34:25-31) 25 No entanto, sucedeu que no terceiro dia, quando sentiam dores, os dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, passaram a tomar cada um a sua espada e a ir insuspeitos à cidade, e mataram todo macho. 26 E a Hamor e a Siquém, seu filho, mataram ao fio da espada. Tiraram então Diná da casa de Siquém e saíram. 27 Os outros filhos de Jacó atacaram os homens mortalmente feridos e foram saquear a cidade, porque haviam aviltado a sua irmã. 28 Tomaram os seus rebanhos, e as suas manadas, e os seus jumentos, e o que havia na cidade e o que havia no campo. 29 E a todos os seus meios de subsistência, e a todas as suas criancinhas, e as esposas deles levaram cativas, de modo que saquearam tudo o que havia nas casas. 30 Em vista disso, Jacó disse a Simeão e a Levi: “Vós me trouxestes o banimento, fazendo de mim um mau cheiro para os habitantes do país, para os cananeus e para os perizeus, sendo eu poucos em número, e eles por certo se ajuntarão contra mim e me assaltarão, e eu terei de ser aniquilado, eu e a minha casa.” 31 Disseram, por sua vez: “Havia alguém de tratar nossa irmã como prostituta?”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Gênesis 34:25-31) 25 Ao terceiro dia quando os homens estavam sentindo dores, dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada, foram à cidade que se achava em segurança, e mataram a todos os homens. 26 Mataram também ao fio da espada a Hamor e a Siquém, seu filho, e, tirando a Diná da casa de Siquém, saíram. 27 Os filhos de Jacó vieram aos mortos e saquearam a cidade, porque havia sido contaminada a sua irmã. 28 Levaram-lhes os rebanhos, os bois, os jumentos e o que havia na cidade e no campo; 29 todos os seus bens, e todos os seus pequeninos e suas mulheres levaram cativos, e despojaram-nos, sim levaram tudo o que havia nas casas. 30 Então disse Jacó a Simeão e a Levi: Tendes-me perturbado, fazendo-me odioso aos habitantes da terra, entre os cananeus e perezeus. Tendo eu pouca gente, reunir-se-ão e me ferirão a mim; e serei destruído, eu e minha casa. 31 Responderam: Devia ele tratar a nossa irmã como a uma prostituta?

Depois desta ação de total intolerância e inexplicável violência, será que Jacó e seus filhos deviam ser amaldiçoados pelos vizinhos??

Seriam estas as ações de um povo justo?? Não, claro que não.
Será que estas ações iníquas deixavam de ser ações iníquas em face de terem sido praticadas contra pessoas iníquas??
Deveriam continuar a ser um povo abençoado por Deus??
Será que os sobreviventes vitimados por estas iniquidades dos filhos de Jacó ainda deviam abençoar tais opressores??
Tanto os vitimados quanto as testemunhas deveriam manter-se sem guardar qualquer ressentimento dos filhos de Jacó, mesmo depois deste crime hediondo cometido contra todos aqueles homens e mulheres daquela cidade??
O que os demais povos deviam fazer ao serem testemunhas de tais iniquidades??
Os que defendem o mérito do povo para poderem receber a bênção e a proteção de Jeová ficam embaraçados para explicar uma situação como esta, não é verdade??
Eram ações de pura iniquidade. Não há como negar que eram ações de pura iniquidade.
Ainda outros poderiam afirmar que Jeová/Javé estava sendo conivente com a maldade de Jacó.
Ressentimento, engano, morte, roubo e escravizar mulheres e crianças.
Segundo o próprio Jacó, a que condição eles haviam chegado diante dos cananeus, periseus e demais habitantes da terra de Canaã??
Vós me trouxestes o banimento, fazendo de mim um mau cheiro para os habitantes do país, para os cananeus e para os perizeus, sendo eu poucos em número, e eles por certo se ajuntarão contra mim e me assaltarão
Tendes-me perturbado, fazendo-me odioso aos habitantes da terra, entre os cananeus e perezeus. Tendo eu pouca gente, reunir-se-ão e me ferirão a mim; e serei destruído, eu e minha casa.

Será que os filhos de Jacó eram homens pacíficos

Depois deste crime hediondo, como os demais povos do país veriam Jacó e seus filhos??
Certamente como pessoas odiosas em face do crime hediondo realmente cometido.
O que as testemunhas deste crime hediondo deviam fazer contra Jacó e seus filhos?? Não eram pessoas abençoadas por Jeová??
Bem, imaginemos agora alguém praticando tais crimes hediondos contra os doze filhos de Jacó. O que será que os descendentes de Jacó pensariam de tais ofensores??
Com será que os veriam?? Como pessoas odiosas?? Como um verdadeiro mau cheiro?? Certamente.
Neste caso, que sentimentos teriam por tais pessoas?? Será que bendiriam tais pessoas?? Será que amariam tais pessoas?? Teriam orgulho de morar perto de tais pessoas??
Será que desejariam se vingar de tais pessoas?? Não guardariam um ressentimento eterno de tais pessoas e descendentes dela??
Bem, conhecendo os antecedentes dos descendentes de Jacó, certamente eles recorreriam à vingança.
Mas, e o que dizer dos descendentes de Jacó depois de praticarem tais crimes hediondos??
Será que mereciam ser defendidos por Jeová?? Se Jeová resolvesse defendê-los do ataque de outros povos, será que isto se daria por algum mérito dos descendentes de Jacó??
Será que Jeová prometeu impedir que os observadores e outros sabedores praticassem o mal contra o abençoado??
Jeová não prometeu impedir que o mal praticado por eles lhes sobreviesse sobre sua própria cabeça.
Jeová lhes informou que os outros povos não deviam amaldiçoá-los. Os outros povos não deviam agir quais justiceiros contra o povo abençoado.
Será que Jacó e seus doze filhos se encontravam em uma condição aprovada diante de Jeová depois destes crimes hediondos??
Depois de praticarem estes crimes hediondos, o que falou Jeová para Jacó??
(Gênesis 35:1) 35 Deus disse depois a Jacó: “Levanta-te, sobe a Betel e mora ali, e faze ali um altar ao [verdadeiro] Deus que te apareceu quando fugiste de Esaú, teu irmão.”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Gênesis 35:1) 1 Disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus, que te apareceu quando fugiste da face de Esaú, teu irmão.
Deviam fugir daquele lugar?? Sim, deviam fugir dali. Saia deste lugar e vá morar em outro.
Depois destas coisas, o que disse Jeová sobre o futuro de Jacó??
(Gênesis 35:9-12) 9 Deus apareceu então mais uma vez a Jacó durante a sua vinda de Padã-Arã e o abençoou. 10 E Deus prosseguiu, dizendo-lhe: “Teu nome é Jacó. Não mais hás de ser chamado pelo nome de Jacó, mas Israel virá a ser o teu nome.” E começou a chamá-lo pelo nome de Israel. 11 E Deus disse-lhe ainda mais: “Eu sou o Deus Todo-poderoso. Sê fecundo e torna-te muitos. De ti procederão nações e uma congregação de nações, e dos teus lombos sairão reis. 12 Quanto à terra que dei a Abraão e a Isaque, a ti a darei, e à tua descendência depois de ti darei a terra.”

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Gênesis 35:9-12) 9 Apareceu Deus a Jacó outra vez, quando voltou de Padã-Arã, e o abençoou. 10 Disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó. Não te chamarás mais Jacó, porém o teu nome será Israel. E chamou-lhe Israel. 11 Disse-lhe mais: Eu sou Deus Todo-poderoso; frutifica e multiplica-te. Uma nação e uma multidão de nações sairão de ti, e reis procederão dos teus lombos. 12 A terra que dei a Abraão e a Isaque, a ti a darei; também à tua descendência depois de ti darei a terra.
Alguma mudança quanto ao abençoado??
Não, nenhuma mudança.
Ora, se fosse Caim quem tivesse praticado todas estas iniquidades, ainda seria dito que Caim merecia ser defendido por Jeová?? Alguém ainda chamaria Caim de homem justo e temente a Deus??
Neste caso, estaria Jeová do lado de um homem justo?? Estaria Jeová abençoando um homem justo??
Será que Jeová aprovava estes crimes hediondos praticados por Jacó e seus filhos??
Séculos depois daquela terrível ação de Jacó e seus filhos, os moabitas (descendentes de Ló, sobrinho de Abraão), pessoas familiarizadas com o mesmo Deus, notaram a presença do povo abençoado por Jeová na terra de Canaã. Certamente, aquele mau cheiro ainda não havia saído de cima dos descendentes de Jacó.
O que decidiram fazer??
Decidiram encontrar alguém que amaldiçoasse os descendentes de Jacó.
(Números 22:9-12) 9 Deus veio então a Balaão e disse: “Quem são estes homens contigo?” 10 De modo que Balaão disse ao [verdadeiro] Deus: “Balaque, filho de Zipor, rei de Moabe, mandou dizer-me: 11 Eis o povo que está saindo do Egito, e estão cobrindo a terra até onde o olho pode ver. Agora, vem deveras, maldize-os deveras para mim. Talvez eu possa lutar contra eles e eu realmente os expulse.’” 12 Mas Deus disse a Balaão: “Não deves ir com eles. Não deves amaldiçoar o povo, pois são benditos.”


Assim verte a Tradução Brasileira:
(Números 22:9-12) 9 Veio Deus a Balaão e perguntou-lhe: Quem são estes homens que estão contigo? 10 Respondeu Balaão a Deus: Balaque, filho de Zipor, rei de Moabe, os enviou, para que me dissessem: 11 Eis que o povo que saiu do Egito, cobre a face da terra; vem agora amaldiçoar-mo; talvez assim poderei pelejar contra ele, e expulsá-lo. 12 Tornou Deus a Balaão: Não irás com eles; não amaldiçoarás o povo, porque é bendito.
Eles não desejavam que os descendentes de Jacó permanecessem na terra de Canaã. O objetivo de Balaque era expulsar da terra de Canaã, os descendentes de Jacó. No entanto, Balaque sabia da condição de “abençoados” que gozavam os descendentes de Jacó, apesar daquele “mau cheiro”.
Será que havia algum humano que conseguisse trazer uma maldição sobre estes descendentes de Jacó??
Será que alguma maldade praticada pelos descendentes de Jacó faria desaparecer esta condição de “abençoados por Jeová”??
O que o anjo de Jeová falou para Balaão??
Ele falou: “Não amaldiçoarás o povo, porque é um povo bendito”.
Apesar de tudo o que havia acontecido, os descendentes de Jacó continuavam na condição de abençoados, permaneciam um “povo bendito”.
O que ocorreria se alguém decidisse amaldiçoar os descendentes de Jacó??
O que Jeová havia dito a Abraão??
abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar
E hei de abençoar os que te abençoarem e amaldiçoarei aquele que invocar o mal sobre ti

Invocar o mal sobre os descendentes de Abraão representava invocar o mal sobre si mesmo.
Independente do que eles fizessem, não se devia invocar o mal sobre eles.
Da mesma forma como Caim ocupava uma condição de protegido de Jeová, assim também os descendentes de Abraão ocupavam a condição de abençoados por Jeová.
Ninguém devia invocar o mal sobre eles.

Jeová protege aquele que merece ser morto em face de ter praticado uma iniquidade daquele que deseja matá-lo??
Depois de saber desta tentativa, o que será que os descendentes de Jacó passaram a sentir pelos homens de Moabe??

Moabe continuou com o seu objetivo??
O que conseguiu??
Que sentimentos tais descendentes de Jacó tiveram pelos homens de Moabe?? 
O que fizeram aos homens de Moabe??
O que fizeram às mulheres de Moabe??
O que fizeram às crianças de Moabe?? 

Será que os abençoou??
Não deviam os descendentes de Jacó amar as pessoas de Moabe mesmo depois disto, ou será que deviam amaldiçoá-los??
Será que esta regra era uma regra de mão dupla??

Continue esta interessante leitura em
** Salvo indicação, está sendo usada a TNM

Nenhum comentário: