VISITE MEU SITE

Você sabia que existem duas marcas d'água que revelam se o mandamento foi criado por Jeová ou não?? Todos os temas destacados aqui neste blogger visam confirmar Jesus como sendo aquele cujas informações são a "verdade", expondo informações opostas as de Jesus como "mentiras", independente de quem as tenha falado, temas estes que são detalhadamente explanados no meu site
Sinta-se à vontade para visitar o site, e depois comentar aqui.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CERTO E ERRADO; BEM E MAL. É tudo uma questão de opinião??

CERTO E ERRADO; BEM E MAL


A primeira menção de “bem e mal” ocorreu logo no início da história do homem. Quem tomou a iniciativa de chamar a atenção do homem sobre esta incógnita??
INCÓGNITA – esta é a definição de certo dicionário (Houaiss)
incógnita Datação: 1836
n substantivo feminino
1 Rubrica: matemática.
grandeza a ser determinada na solução de uma equação, de um problema [símb.: x]
2 Derivação: por extensão de sentido.
aquilo que se desconhece e se busca saber
3 Derivação: por extensão de sentido.
dado que não se pode avaliar, que se ignora; enigma, mistério
Ex.: nossa política financeira é uma i.


Porque o humano precisa saber a diferença entre certo e errado?? Será que tem algo a ver com a forma em que o humano foi projetado?? Será que saber a diferença entre o bem e o mal já fazia parte do projeto original do Criador do homem?? Que tipo de atividades projetou o Criador para o humano?? O que faria o humano no seu dia a dia?? Como deveria ser a vida em grupo??
O humano foi projetado e criado com a faculdade do “livre-arbítrio”.
FACULDADE – esta é a definição de certo dicionário (Houaiss)
faculdade     Datação: sXV
n substantivo feminino
1     possibilidade, natural ou adquirida, de fazer algo; capacidade
Ex.: f. de falar
2     aptidão natural; dom, talento
Ex.: f. de cativar a plateia
3     licença ou permissão que se dá a alguém
Ex.: f. para dispor dos bens
4     propriedade, virtude ou poder de uma substância
Ex.: a cafeína tem a f. de tirar o sono
5     o conjunto das matérias que compõem cada uma das áreas do ensino superior
6     Derivação: por extensão de sentido.
o conjunto de professores que as ensina
Ex.: o reitor consultou a f. antes de renunciar
7     instituição de ensino superior (isolada ou integrante de uma universidade)
Ex.: f. de letras
8     Rubrica: filosofia.
cada uma das diversas utilizações, atividades ou subdivisões da alma, que receberam denominações e caracterizações heterogêneas na história da filosofia
Foi concedida ao humano a aptidão natural do “livre-arbítrio”. Como o humano usaria esta aptidão natural??
Livre-arbítrio é assim definido por certo dicionário (Houaiss)
livre-arbítrio
n substantivo masculino
Rubrica: filosofia.
possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante


O que se exigia do humano para ele poder exercer o seu “livre-arbítrio”?? Se exigia CAPACIDADE. Será que o humano estava capacitado para exercer o seu “livre-arbítrio”??
Depois da criação do homem, o Criador passou a dar uma ordem a Adão e a estipular a existência de uma consequência negativa no caso de desobediência a esta ordem.
O Criador passou a falar para Adão: (Gênesis 2:15-17) 15 E Jeová Deus passou a tomar o homem e a estabelecê-lo no jardim do Éden, para que o cultivasse e tomasse conta dele. 16 E Jeová Deus deu também esta ordem ao homem: “De toda árvore do jardim podes comer à vontade. 17 Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não deves comer dela, porque no dia em que dela comeres, positivamente morrerás.”
Assim verte a Tradução Brasileira de 1917: (Gênesis 2:15-17) 15 Tomou, pois, Deus Jeová ao homem, e pô-lo no jardim do Éden para o cultivar e guardar. 16 Ordenou Deus Jeová ao homem: De toda a árvore do jardim podes comer livremente; 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás: porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Não comer do fruto daquela árvore específica, uma única entre tantas, representava o bem para Adão, representava continuar a viver.
Esta NOVA condição foi trazida a atenção de Adão. Para Adão esta era uma NOVA condição. O Criador lhe chamou a atenção para esta condição.
Comer do fruto daquela árvore específica representava o mal para Adão, representava a sua morte. Sua ação traria uma CONSEQUÊNCIA DIRETA sobre si mesmo.
Adão passou a decidir entre o bem e mal para si mesmo. Ele poderia continuar fazendo o bem para si mesmo ou passar a fazer o mal para si mesmo. Ele passou a ter a responsabilidade e o poder de decisão quanto ao que aconteceria com sua própria vida.
Será que o Criador já havia deixado Adão usar o seu “livre-arbítrio”?? Quando foi que isto ocorreu??
Até então, que tipo de escolhas fazia Adão?? (Gênesis 2:19-20) 19 Ora, Jeová Deus estava formando do solo todo animal selvático do campo e toda criatura voadora dos céus, e ele começou a trazê-los ao homem para ver como chamaria a cada um deles; e o que o homem chamava a cada alma vivente, este era seu nome. 20 O homem deu assim nomes a todos os animais domésticos e às criaturas voadoras dos céus, e a todo animal selvático do campo, mas para o homem não se achava nenhuma ajudadora como complemento dele.
Assim verte a Tradução Brasileira de 1917: (Gênesis 2:19-20) 19 Da terra formou Deus Jeová todos os animais do campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem para ver que nome lhes daria: o nome, que o homem deu a todo o ser vivente, esse foi o seu nome. 20 O homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo, mas para ele não se achava uma ajudadora idônea.
Bem, o Criador já havia feito Adão experimentar o seu “livre-arbítrio”, fazendo-o participar com sua opinião sobre que nome deveria ser dado a cada um dos animais. As decisões que Adão tomava não traziam nenhum tipo de consequência direta sobre ele mesmo, tampouco traziam consequências diretas sobre a vida dos animais, tampouco representavam o bem ou o mal para os animais. Isto prova que havia um intenso relacionamento entre Adão e seu Criador.
Através daquela ordem dada, foi colocado nas mãos de Adão o poder de decidir sobre a continuidade de sua própria vida.
Quem colocou esta responsabilidade nas mãos de Adão?? Foi o próprio Criador.
Fazer ou não fazer algo traria uma consequência direta para si mesmo.
A decisão certa traria uma consequência positiva, ou seja, a manutenção da vida. A decisão errada também traria uma consequência, uma consequência negativa, ou seja, um encerramento da vida, da sua própria vida.
Assim, o Criador passou a chamar a atenção de Adão sobre “certo e errado”, revelando a Adão a consequência da decisão errada. Quem estipulava o que era o certo e o que era o errado para o humano?? O Criador, obviamente. O Criador estava ciente do que era o certo e o errado em relação a tudo aquilo que Ele havia projetado e criado. O Criador sabia o porque cada coisa era certo e o porque cada coisa era errado, O Criador sabia o porque de uma ação representar o bem ou representar o mal para cada uma das Suas criaturas. Isto é o que ocorre com os bons projetistas.
Esta era uma realidade que deveria ser aceita. No entanto, esta verdade também podia ser questionada, não poderia??
Até quando continuaria a criatura a aceitar o fato de o Criador ser aquele que lhe ensinava o que era o bem e o que era o mal, o que era o certo e o que era o errado??

Este importante tema continua sendo analisado no meu site na seguinte página


** Salvo indicação, está sendo usada a TNM

Nenhum comentário: