VISITE MEU SITE

Você sabia que existem duas marcas d'água que revelam se o mandamento foi criado por Jeová ou não?? Todos os temas destacados aqui neste blogger visam confirmar Jesus como sendo aquele cujas informações são a "verdade", expondo informações opostas as de Jesus como "mentiras", independente de quem as tenha falado, temas estes que são detalhadamente explanados no meu site
Sinta-se à vontade para visitar o site, e depois comentar aqui.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CULPADOS DE PECADO por derramar o sangue de três animais.

ABATER UM TOURO; ABATER UM CARNEIRO; ABATER UM CAPRÍDEO


Três animais especiais.


Que LIMITAÇÃO estabeleceu Jeová PARA SEU POVO em relação a matar um touro, um carneiro ou um caprídeo??
Assim falou Jeová: (Levítico 17:1-7) 17 E Jeová prosseguiu, falando a Moisés, dizendo: 2 Fala a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e tens de dizer-lhes: ‘Isto é o que Jeová ordenou, dizendo: 3 “‘“Quanto a qualquer homem da casa de Israel que ABATER um touro, ou um carneirinho, ou um caprídeo NO ACAMPAMENTO, OU QUE O ABATER FORA DO ACAMPAMENTO 4 e não o trouxer realmente à entrada da tenda de reunião para apresentá-lo como oferta a Jeová, perante o tabernáculo de Jeová, a tal homem será imputada CULPA de sangue. Ele DERRAMOU sangue, e tal homem tem de ser decepado dentre seu povo, 5 a fim de que os filhos de Israel tragam seus sacrifícios que oferecem como sacrifícios no campo aberto, e eles têm de trazê-los a Jeová, à entrada da tenda de reunião, ao sacerdote, e têm de sacrificá-los a Jeová como sacrifícios de participação em comum. 6 E o sacerdote tem de aspergir o sangue sobre o altar de Jeová, à entrada da tenda de reunião, e tem de fazer fumegar a gordura como cheiro repousante para Jeová. 7 De modo que não devem mais oferecer os seus sacrifícios aos demônios caprinos com que têm relações imorais. Isto vos servirá de estatuto por tempo indefinido, nas vossas gerações.”’
Assim verte a Tradução Brasileira:
(Levítico 17:1-7) 1 Disse Jeová a Moisés: 2 Fala a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Isto é o que Jeová tem ordenado: 3 Qualquer homem da casa de Israel que matar boi, ou cordeiro, ou cabra no arraial, ou fora do arraial, 4 e o não trouxer à entrada da tenda da revelação para o oferecer como oblação a Jeová diante do tabernáculo de Jeová, a esse homem será imputado sangue (esse homem derramou sangue, e será exterminado dentre o seu povo); 5 a fim de que os filhos de Israel tragam os seus sacrifícios, que oferecem nos campos, sim a fim de que os tragam a Jeová, à entrada da tenda da revelação, ao sacerdote, e os ofereçam como sacrifício de ofertas pacíficas a Jeová. 6 O sacerdote aspergirá o sangue sobre o altar de Jeová, à entrada da tenda da revelação, e queimará a gordura por suave cheiro a Jeová. 7 Nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios, aos quais idolatram. Isso lhes será por estatuto perpétuo nas suas gerações.


Derramar o sangue do boi, do cordeiro ou da cabra estava restrito a um único local. Fora deste local seria um pecado.
Jeová estipulou que derramar o sangue destes três animais em qualquer outro lugar, excetuando à entrada da tenda de reunião, perante o tabernáculo de Jeová, seria pecado. Foi dito mais: Isto vos servirá de estatuto por tempo indefinido nas vossas gerações. Assim como a circuncisão, este era outro estatuto por tempo indefinido nas gerações seguintes dos israelitas.
Por que o sangue destes três animais não podiam ser derramados em outro lugar??
Esta escolha foi de Jeová. Comer do fruto daquela árvore que estava no meio do jardim era um pecado para o primeiro casal, Adão e Eva. O que tinha de especial mo sangue destes três animais?? O próprio Jeová responde: (Levítico 17:11) 11 Pois a alma da carne está no sangue, e eu mesmo o pus para vós sobre o altar PARA FAZER EXPIAÇÃO pelas vossas almas, porque É O SANGUE QUE FAZ EXPIAÇÃO pela alma [nele].
Assim verte a Tradução Brasileira:
(Levítico 17:11) 11 Porque a vida da carne está no sangue. Eu vô-lo dei sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação em virtude da vida.


Jeová havia separado o sangue destes três animais para ser usado especificamente para fazer EXPIAÇÃO.
O que é expiação??
Expiação – Esta é a definição dada pelo dicionário Houaiss: purificação de crimes e faltas cometidas
expiação
s.f. (1562-1575) 1 purificação de crimes ou faltas cometidas 2 meio usado para expiar(-se); penitência, castigo, cumprimento de pena; sofrimento compensatório de culpa 3 rel no Antigo Testamento, uma classe de contrições que consistia em sacrifícios expiatórios, e cuja finalidade era a de reparar os pecados 4 jur cumprimento da pena imposta à pessoa a quem se imputou a prática de um crime ² e. suprema a pena de morte ¤ etim lat. expiatìo,ónis 'id.'

O sangue destes animais era o meio providenciado por Jeová para o humano purificar-se do pecado cometido. Desta forma, não deveria ser usado para outros fins, excetuando-se o fim para o qual o Pai o havia determinado.
Fica bem claro que derramar o sangue destes animais em quais quer outras circunstâncias constituía em pecado. Para todo e qualquer pecado, Jeová dá o aviso de que aquele que o fizer, certamente morrerá.
Bem, e quanto aos outros animais, o que falou Jeová?? (Levítico 17:13) 13 “‘Quanto a qualquer homem dos filhos de Israel ou algum residente forasteiro que reside no vosso meio, que caçando apanhe um animal selvático ou uma ave que se possa comer, NESTE CASO TEM DE DERRAMAR SEU SANGUE E COBRI-LO COM PÓ.
Assim verte a Tradução Brasileira:
(Levítico 17:13) 13 Qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que entre eles peregrinam, que tomar em caçada alguma fera ou ave que se podem comer; derramará o sangue dela, e o cobrirá com pó.


O que percebemos?? Percebemos que JEOVÁ RESERVOU o touro (boi), o carneiro (cordeiro) e o caprídeo (cabra) para Ele, assim como também reservou a tribo de Levi para Ele. Ficou bem claro que derramar o sangue de outros animais na terra em qualquer lugar e cobri-los com pó não seria pecado.
Apenas em que circunstância ÚNICA se devia abater um destes três animais?? Somente perante Jeová. Onde?? Em frente à tenda de reunião. Para que?? Para apresentá-lo como oferta à pessoa de Jeová. POR DECISÃO DE JEOVÁ, o sangue destes três animais só poderia ser derramado junto à base do altar. Derramá-lo em qualquer outro lugar seria um pecado.
Por decisão de Jeová comer do fruto daquela árvore que estava no meio do jardim era um pecado, e como todo pecado, tinha a sentença de morte (certamente morrerá).
Mas se alguém matasse um touro, um carneiro ou um caprídeo no acampamento ou fora dele e não o levasse até o lugar especificado por Jeová, para que seu sangue fosse derramado junto à base do altar, o que ocorria?? Neste caso, a pessoa tornava-se culpada DE TER DERRAMADO sangue. Jeová determinou que esta ação era um pecado. Como todo pecado, qual era a sentença?? A sentença era a morte (positivamente morrerá). Foi estabelecido pelo Rei que, dentro daquele reino, qualquer homem que praticasse esta ação teria sobre si a sentença de morte.
No entanto, qualquer homem da casa de Israel ou qualquer residente forasteiro que abatesse em qualquer lugar, qualquer outro animal que pudesse comer, não se tornava culpado de derramar sangue. Ele deveria DERRAMAR o sangue do animal na terra e cobri-lo com pó.
No entanto, se qualquer dos filhos de Israel abatesse um destes três animais, um touro, um carneiro ou caprídeo, derramasse seu sangue na terra e o cobrisse com pó, tornava-se culpado de TER DERRAMADO sangue. Em relação a um destes três animais, só não haveria culpa de sangue em uma única situação. O animal teria de ser abatido à entrada da tenda de reunião e o seu sangue tinha um uso específico, ou seja, aquele definido pelo próprio Jeová. E o sacerdote tem de aspergir o sangue sobre o altar de Jeová, à entrada da tenda de reunião.
O sangue destes três animais devia ser considerado como o meio providenciado por Jeová para que eles pudessem se purificar de pecados praticados. Não devia ser derramado em nenhum outro lugar, em qualquer circunstância.
Assim ficou bem claro, que os filhos de Israel não estavam autorizados a abater livremente estes três tipos de animais, ou seja, o touro, o carneiro e o caprídeo. Mais que isto, eles estavam proibidos de abatê-los FORA DO LUGAR ESPECIFICADO por Jeová. Junto à base do altareste era o ÚNICO lugar onde o sangue destes três animais deveria ser derramado. Derramar o sangue de um destes três animais fora do local especificado por Jeová, era considerado por Jeová como um pecado. Quem desobedecesse, tornava-se culpado de pecado perante Jeová. Qual o seu pecado?? “Ele derramou sangue”, foi a afirmação de Jeová. Tratava-se de uma desobediência a uma ordem de Jeová. Esta ordem era exclusiva para os filhos de Israel. A ordem foi dada para todos, o que incluía Aarão e seus filhos (sacerdotes) bem como todos os filhos de Israel.
Será que qualquer um dos filhos de Israel tendo viajado para outro reino qualquer, poderia abater um destes três animais, ou seja, um touro, um carneiro ou um caprídeo e derramar seu sangue na terra, sem se tornar culpado para Jeová, de derramar sangue?? Esta ação, sendo praticada por um israelita em qualquer lugar do planeta, excetuando à entrada da tenda de reunião, perante Jeová, era visto por Jeová como uma desobediência a Ele. Era o israelita quem estava pactuado com Jeová; era o israelita quem tinha esta obrigação para com Jeová em qualquer lugar do planeta. No entanto, um residente forasteiro qualquer, dentro do reino de Israel, dento do território de Israel que abatesse um destes três animais, fora do local especificado por Jeová, também cometia um pecado contra Jeová. O ofendido era Jeová. Dentro do território do reino, esta lei era válida para todos os que ali estivessem, quer morando, quer apenas visitando. Tratava-se da lei do reino.


AUMENTO DE TERRITÓRIO - O povo estava saindo do deserto para o território do reino, o território prometido. Para aqueles homens estava havendo uma ampliação de território em volta da tenda de reunião, o único local onde o sangue destes três animais poderia ser derramado por eles, sem que isto representasse um pecado para eles. Como se adaptar a esta nova realidade??
O que fazer se eu desejar comer a carne de um destes três animais??
OUTRA ORDEM - Alguns anos depois desta ordem de Jeová, quando o povo estava iniciando a ocupação do território do reino, ou seja, a terra de Canaã, que outra ordem recebeu o povo?? (Deuteronômio 12:20-27) 20 Quando Jeová, teu Deus, ampliar o teu território, assim como te prometeu, e certamente disseres: ‘Vou comer carne’, porque tua alma almeja comer carne, podes comer carne SEMPRE QUE TUA ALMA A ALMEJAR. 21 Caso seja longe de ti o lugar que Jeová, teu Deus, escolher para ali pôr seu nome, então, assim como te ordenei, tens de abater [algum animal] DA TUA MANADA OU DO TEU REBANHO que Jeová te deu e tens de comer dentro dos teus portões, sempre que tua alma a almejar. 22 Do modo em que se come a gazela e o veado, somente assim é que a podes comer: tanto o impuro como o limpo a podem comer. 23 Apenas toma a firme resolução de não comer o sangue, porque o sangue é a alma e não deves comer a alma junto com a carne. 24 Não o deves comer. DEVES DERRAMÁ-LO NA TERRA COMO ÁGUA. 25 Não o deves comer, para que te vá bem a ti e a teus filhos depois de ti, pois farás o que é direito aos olhos de Jeová. 26 Deves levar apenas as tuas coisas sagradas que se tornarão tuas e as tuas ofertas votivas, e tens de ir ao lugar que Jeová escolher. 27 E tens de ofertar as tuas ofertas queimadas, a carne e o sangue, no altar de Jeová, teu Deus; e o sangue dos teus sacrifícios deve ser derramado contra o altar de Jeová, teu Deus, mas podes comer a carne.
Assim verte a Tradução Brasileira:
(Deuteronômio 12:20-27) 20 Quando Jeová teu Deus dilatar o teu território, como te prometeu, e disseres: Comerei carne, porquanto a tua alma deseja comer carne; poderás comer carne, conforme todo o desejo da tua alma. 21 Se estiver longe de ti o lugar que Jeová teu Deus escolher para ali pôr o seu nome; matarás do teu gado e do teu rebanho que Jeová te houver dado, como te ordenei, e comerás dentro das tuas portas, conforme todo o desejo da tua alma. 22 Como se come a gazela, e o veado, assim comerás estas carnes; delas comerá igualmente o imundo e o limpo. 23 Somente firma-te em não comeres o sangue, pois o sangue é a vida. Não comerás a vida com a carne. 24 Não o comerás; derramá-lo-ás sobre a terra como água. 25 Não o comerás, para que te vá bem a ti, e a teus filhos depois de ti, quando fizeres o que é reto aos olhos de Jeová. 26 Somente tomarás as tuas coisas sagradas que tiveres, as tuas ofertas votivas, e irás ao lugar que Jeová escolher. 27 Oferecerás os teus holocaustos, a carne e o sangue, sobre o altar de Jeová teu Deus; e o sangue dos teus sacrifícios derramar-se-á sobre o altar de Jeová teu Deus, e comerás a carne.
Moisés, Jeová vai dilatar o território, pois nós vamos entrar e morar na terra da promessa. A arca e o tabernáculo vão ficar perto de uns e longe de outros.
Moisés, quando eu estiver com vontade de comer a carne destes animais o que devo fazer?? Vou precisar viajar até onde estiver montado o tabernáculo para poder comer a carne destes três animais?? Devo me abster de comer a carne destes animais durante tanto tempo??
Poderás matar estes animais e derramar o sangue deles sobre a terra, como se o sangue deles fosse água?? Poderás matar estes animais dentro dos vossos portões??
Deixava de ser um pecado ou estava havendo uma autorização para o cometimento do pecado?? Travava-se de uma rebeldia contra Jeová?? Tratava-se de um mandamento autorizando fazer aquilo que Jeová havia definido ser um pecado??
Moisés especificou o como satisfazer o desejo de comer a carne de um destes três animais: Toda vez que você desejar comer a carne de um destes três animais faça o seguinte,...
Deves DERRAMAR o sangue destes três animais na terra como água?? Deveis fazer com o sangue destes três animais o mesmo que se faz com o sangue da gazela e do veado?? Deveis derramar na terra como água??
Deveis derramar o sangue destes três animais SOMENTE junto à base do altar no tabernáculo de jeová. Tratava-se de um local específico.
Mas, o único local onde se poderia DERRAMAR o sangue destes três animais, não era na base junto ao altar?? Não foi o próprio Jeová quem estipulou que dentro do reino, qualquer humano que abatesse um destes três animais fora do local específico, ou seja, à entrada da tenda de reunião, perante Jeová, se tornava culpado de DERRAMAR sangue???
A pessoa que derramasse o sangue de um destes três animais em qualquer outro lugar, exceto junto à base do altar, não se tornava culpada de derramar sangue?? Não foi exatamente isto o que Jeová HAVIA DETERMINADO, apenas alguns anos antes??
Tratava-se de uma questão de simples obediência a uma ordem dada por Jeová.
Se você tiver vontade de comer carne, se a base do “altar” do tabernáculo de Jeová estiver longe, então abata um touro, um cabritinho ou um caprídeo, da sua manada e do seu rebanho, DERRAME o sangue deles na terra e o cubra com pó dentro dos teus portões???
Bem, a partir de agora, o homem que abatesse um touro, um cabritinho ou um caprídeo, e que não derramasse seu sangue junto à base do “altar”, não se tornava mais culpado de sangue perante Jeová?? De acordo com esta ordem de Moisés, não havia mais culpa de sangue, pois, o sangue destes três animais poderia ser derramado por qualquer pessoa e em qualquer lugar dentro do território do reino, e obviamente, em qualquer lugar fora do território do reino. De acordo com esta nova ordem, se poderia fazer “fumaça sacrificial” e comer a carne destes três animais em qualquer lugar do reino, afinal, a base do altar estava longe. A “FUMAÇA SACRIFICIAL” era o produto da queima da carne e gordura de um destes três animais no local especificado por Jeová e chamado de “ALTAR”. Afinal, deveria um israelita ficar tolhido de satisfazer sua vontade de comer a carne de um destes três animais só porque estava longe da “base do altar”?? O humano não poderia construir outros “ALTARES”?? No lugar do humano ir até o “ALTAR”, ele poderia construir um “ALTAR” em qualquer lugar que ele achasse bom e conveniente??
Bem, se precisasse de um sacerdote, era só chamar um. Será que este jeitinho humano era continuar obedecendo ao mandamento dado por Jeová para ser obedecido em todas as vossas gerações??

A continuidade deste tema está na página do meu site em
http://www.bondadedejeova.com.br/derramou_sangue.html
** Salvo indicação, está sendo usada a TNM

Nenhum comentário: