VISITE MEU SITE

Você sabia que existem duas marcas d'água que revelam se o mandamento foi criado por Jeová ou não?? Todos os temas destacados aqui neste blogger visam confirmar Jesus como sendo aquele cujas informações são a "verdade", expondo informações opostas as de Jesus como "mentiras", independente de quem as tenha falado, temas estes que são detalhadamente explanados no meu site
Sinta-se à vontade para visitar o site, e depois comentar aqui.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

QUEM INVENTOU O QUINTO REI??

EXISTIU UM QUINTO REI NAQUELA ESTÁTUA?? 


Do que estátua estamos falando??
Estamos falando do sonho de Nabucodonosor.
Estamos falando de uma estátua em deterioração, que começava em outro e acabava em ferro misturado com barro, sendo que o barro representa o humano comum, não pertencente às famílias reais.
Por que estamos falando de um quinto rei??
Que quinto rei seria este??
A união Anglo-Americana é apontada como formando um Império que está inserido nos pés da estátua do sonho de Nabucodonosor.
Quem é que faz tal afirmação??
Será que isto é uma verdade??
Vamos ler de novo??

(Daniel 2:37-45) 37 Tu, ó rei, és rei de reis, a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força e a glória;
38 e em cuja mão ele entregou os filhos dos homens, onde quer que habitem, os animais do campo e as aves do céu, e te fez reinar sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro.
39 Depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra.
40 E haverá um quarto reino, forte como ferro, porquanto o ferro esmiúça e quebra tudo; como o ferro quebra todas as coisas, assim ele quebrantará e esmiuçará.
41 Quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de lodo.
42 E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil.
43 Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão pelo casamento; mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.
44 Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.
45 Porquanto viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro, o grande Deus faz saber ao rei o que há de suceder no futuro. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.


Qual é a descrição feita deste quarto reino, cujo material identificador é o ferro??

Vamos rever??
E haverá um quarto reino, forte como ferro, porquanto o ferro esmiúça e quebra tudo; como o ferro quebra todas as coisas, assim ele quebrantará e esmiuçará.
41 Quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de lodo.
42 E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil.
43 Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão pelo casamento; mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.

Esta é a descrição do quarto reino.......(quarto império)
Um império em deterioração.....
A estátua estava em deterioração...

Aqui não se fala em quinto rei, ou quinto reino, apenas descreve o quarto reino, revelando as características do quarto reino...
____________
Nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino..
Quando este reino foi suscitado por Deus??
Quando este reino foi criado por Deus??
Este reino foi criado por Deus no ano 29 EC quando Jesus estava vivo aqui na terra??
Ou será que este reino só foi criado por Deus quase dois milênios depois??
Este reino criado por Deus já estava em plena atividade desde o ano 29 EC, ou só será estabelecido após um extermínio pela força, dos demais reinos??

Quando foi que este reino começou a esmiuçar a estátua imperialista??
Que valor davam os súditos para a pessoa do rei, no Império Babilônico??
Que valor davam os súditos para a pessoa do rei, no Império Romano??

Vamos ver como seria a estátua do sonho de Nabucodonosor??




Esta é uma estátua fiel ao que está escrito, possuindo apenas quatro reis...

As divisões da estátua são claras e definem um novo rei, no caso, um novo império que comandava a terra. 

Assim, cada mudança de metal revelava a mudança de um império por outro império e sua deterioração em relação a cabeça de ouro.

Se Nabucodonosor for considerado um péssimo governante, o que dizer de todos os que se seguiram a ele??
O que foi que o Deus do céu revelou na mudança dos metais??
Será que algum humano questionaria esta sequência degenerativa??
Agora vejamos a mesma estátua do sonho, só que embora mantenha os quatro reis, define a mudança existente neste mesmo reino.



Está bem claro que se trata do mesmo reino. Neste caso, se refere ao império romano.
Embora enfraquecido no que tange a forma imperiosa praticada pelos antecessores, trata-se do Império Romano, ou seja, o quarto reino deste sonho de Nabucodonosor.

Depois dos quatro impérios produzidos pela realeza, o que aconteceria??
Deixaria o humano de ter governos autoritários??


O que foi visto nos sonho e o que Daniel afirmou que aconteceria??




Daniel repassou para Nabucodonosor as informações que o Pai desejava que os humanos soubessem em relação ao futuro.

Esta forma de governo imperialista seria pulverizada....

Será que os homens deixariam de governar outros homens...
Será que o reino suscitado pelo Deus do céu seria mais imperialista que todos os demais em face de ser mais forte do que todos os demais???

A forma imperialista passou a ser enfraquecida, pois nos pés da estátua, ou seja, no próprio Império Romano o governar estaria misturado com os humanos, havendo o total enfraquecimento das casas reais.


Depois do império romano ainda apareceria na terra outros governos...

Os Estados Unidos, irmanados à Inglaterra, são apontados como a atual sucessora do Império Romano.

Será que se trata de um Império conforme praticado por Nabucodonosor??
__________
Vejamos o que o livro "Profecia de Daniel" lançado em 1999 das testemunhas de Jeová nos explica sobre este assunto.

No capítulo quatro desta obra produzida pelas testemunhas de Jeová e ensinada como uma verdade de Deus, está definindo o reino suscitado pelo Deus dos céus, como o mais imperialista de todos os reinos e que se imporia em toda a terra pelo uso da força, fazendo com que sua autoridade fosse aceita através da força.

 cap. 4 pp. 55-60 A ascensão e a queda duma enorme estátua ***

UM REINO QUE ESMIÚÇA E QUEBRANTA

21 Daniel continuou com sua explicação da estátua do sonho: “No que se refere ao quarto reino [depois de Babilônia, Medo-Pérsia e Grécia], mostrar-se-á forte como o ferro. Visto que o ferro esmiúça e tritura tudo o mais, assim, qual ferro que quebranta, esmiuçará e quebrantará a todos estes.” (Daniel 2:40) Esta potência mundial, com sua força e capacidade de esmiuçar, seria como o ferro — mais forte do que os impérios representados por ouro, prata ou cobre. O Império Romano era tal poderio.

22 Roma esmiuçou e destroçou o Império Grego, e absorveu restos das potências mundiais medo-persa e babilônica. Não mostrando nenhum respeito pelo Reino de Deus proclamado por Jesus Cristo, matou a este numa estaca de tortura em 33 EC. No empenho de destroçar o verdadeiro cristianismo, Roma perseguiu os discípulos de Jesus. Além disso, os romanos destruíram Jerusalém e seu templo em 70 EC.

23 As pernas de ferro da estátua no sonho de Nabucodonosor retratavam não só o Império Romano, mas também seu sucessor político. Considere as seguintes palavras registradas em Revelação (Apocalipse) 17:10: “Há sete reis: cinco já caíram, um é, o outro ainda não chegou, mas, quando chegar, tem de permanecer por pouco tempo.” Quando o apóstolo João escreveu estas palavras, os romanos o mantinham em exílio na ilha de Patmos. Os cinco reis, ou potências mundiais, que haviam caído eram o Egito, a Assíria, a Babilônia, a Medo-Pérsia e a Grécia. O sexto — o Império Romano — ainda estava no poder. Mas também cairia, e o sétimo rei surgiria de um dos territórios capturados por Roma. Que potência mundial seria?

24 A Bretanha era antigamente uma parte do noroeste do Império Romano. Mas, no ano 1763, já se havia tornado o Império Britânico — a Grã-Bretanha, que governou os sete mares. Em 1776, suas 13 colônias americanas haviam declarado sua independência para constituir os Estados Unidos da América. Em anos posteriores, porém, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos tornaram-se parceiros, tanto na guerra como na paz. Assim veio à existência a aliança anglo-americana como a sétima potência mundial da profecia bíblica. Similar ao Império Romano, mostrou-se “forte como o ferro”, exercendo autoridade ferrenha. As pernas de ferro da estátua do sonho incluem assim tanto o Império Romano como a potência mundial dupla anglo-americana.

UMA MISTURA FRÁGIL

25 Daniel disse a seguir a Nabucodonosor: “Quanto aos pés e aos dedos dos pés, que viste serem parcialmente de argila modelada de oleiro e parcialmente de ferro, o próprio reino se mostrará dividido, porém, mostrar-se-á haver nele algo da dureza do ferro, uma vez que viste o ferro misturado com argila úmida. E quanto aos dedos dos pés serem parcialmente de ferro e parcialmente de argila modelada, o reino mostrar-se-á parcialmente forte e mostrar-se-á parcialmente frágil. Quanto ao que viste o ferro misturado com argila úmida, virão a estar misturados com a descendência da humanidade; porém, não mostrarão estar apegados um ao outro, do mesmo modo como o ferro não se mistura com argila modelada.” — Daniel 2:41-43.

26 A sucessão de potências mundiais, representada pelas diversas partes da estátua do sonho de Nabucodonosor, começou com a cabeça e se estendeu até os pés. É lógico que os pés e os dedos dos pés, de “ferro misturado com argila úmida”, simbolizariam a manifestação final do domínio humano, que existiria durante “o tempo do fim”. — Daniel 12:4.

27 Na aurora do século 20, o Império Britânico dominava uma em cada quatro pessoas na Terra. Outros impérios europeus controlavam outros milhões. Mas a Primeira Guerra Mundial resultou na emergência de grupos de nações em vez de impérios. Depois da Segunda Guerra Mundial, esta tendência se acelerou. Ao passo que o nacionalismo se desenvolveu mais, o número de nações no mundo aumentou dramaticamente. Os dez dedos dos pés da estátua representam todos esses poderes e governos coexistentes porque, na Bíblia, o número dez às vezes significa inteireza terrestre. — Note Êxodo 34:28; Mateus 25:1; Revelação 2:10.

28 Agora que nos encontramos no “tempo do fim”, chegamos aos pés da estátua. Alguns dos governos retratados pelos pés e pelos dedos dos pés da estátua, de ferro misturado com argila, são como ferro — autoritários ou tirânicos. Outros são como argila. Em que sentido? Daniel associou a argila com “a descendência da humanidade”. (Daniel 2:43) Apesar da natureza frágil da argila, de que a descendência da humanidade é feita, domínios tradicionais com a dureza do ferro se viram obrigados a dar cada vez mais atenção ao povo comum, que quer opinar nos governos que o dominam. (Jó 10:9) Mas não há coesão entre o domínio autoritário e o povo comum — não mais do que haveria na mistura de ferro com argila. Na época da extinção da estátua, o mundo deveras estará politicamente fragmentado! 

_____________________
Tratava-se do mesmo império??

Será que a potência dupla anglo-americana, também chamada de Império Britânico é parte do Império Romano??
Será que o Império Britânico substitui o Império Romano??
Um Império substitui outro Império, não é verdade?? 

Ou os dois "impérios" disputam o poder.
Se chamamos de dois impérios, então não são o mesmo império...



Agora que nos encontramos no “tempo do fim”, chegamos aos pés da estátua

Somente agora em 1999 é que chegamos aos pés da estátua??

Quando foi que o Império Romano já se apresentava dividido e não sendo administrado por uma única família real como era o caso de Nabucodonosor??
Ora, a história do Império Romano está registrada....
Podemos ver algo aqui...... Wikipédia 


Parte da história descrita na Wikipédia é esta:

A expansão romana teve início noséculo VI a.C., pouco após a fundação darepública. No entanto, só no século III a.C. é que Roma iniciou a anexação de provínciasfora da península itálica, quatro séculos antes de alcançar a sua maior extensão territorial e, nesse sentido, constituía já um "império", apesar de ainda ser governado enquanto república.[9] [10] [11] A República Romana não era um estado-nação no sentido contemporâneo do termo, mas antes uma rede de cidades, cada uma com diferente grau de autonomia em relação aosenado romano. As províncias republicanas eram administradas por antigoscônsules e pretores, eleitos para um mandato de um ano.[12] O poder militar dos cônsules tinha como base a noção jurídica de imperium, ou comando militar.[13]Ocasionalmente, os cônsules bem-sucedidos eram agraciados com o títuloimperator (comandante), o qual está na origem do termo "imperador".[14]
A partir do final do século II a.C., ao mesmo tempo que Roma vive uma série de conflitos internos, conspirações e guerras civis, a sua influência alarga-se para além de Itália. O século I a.C. foi um período de instabilidade, marcado por diversas revoltas políticas e militares que abriram caminho para a implementação de um regime imperial.[1
Exatamente como estava previsto....

Segundo a Wikipédia, O "Império" Romano iniciou no ano 27 AC, permanecendo até 1453....
Depois desta data, o Império Romano deixou de existir....
Como foi a existência do Império Romano??
Conturbado, assim como informado no sonho...

Vejam este parágrafo retirado da Wikipédia: A república que o antecedeu ao longo de cinco séculos encontrava-se numa situação de elevada instabilidade, na sequência de diversas guerras civise conflitos políticos, durante os quaisJúlio César foi nomeado ditadorperpétuo e assassinado em 44 a.C.. As guerras civis culminaram na vitória de Otaviano, filho adotivo de César, sobre Marco António eCleópatra na batalha de Áccio em31 a.C. Detentor de uma autoridade inquestionável, em 27 a.C. o senado romano atribuiu a Otaviano poderes absolutos e o novo título Augusto, assinalando desta forma o fim da república.
____________________
Ora, no ano 27 AC já caracterizava os pés da estátua, conforme definido por Deus e informado a Daniel...
_______________
Quando este reino nasceu, ou seja, passou a existir??
O que mais ensina esta obra literária das testemunhas de Jeová???

 cap. 4 p. 61 A ascensão e a queda duma enorme estátua ***

‘UM MONTE ENCHE A TERRA’

33 Quando “os tempos designados das nações” terminaram em outubro de 1914, “o Deus do céu” estabeleceu o Reino celestial por entronizar seu Filho ungido, Jesus Cristo, como “Rei dos reis e Senhor dos senhores”. (Lucas 21:24; Revelação 12:1-5; 19:16) De modo que foi por poder divino, não por meios humanos, que a “pedra”, o Reino messiânico, foi cortada do “monte”, a soberania universal de Jeová. Este governo celestial está nas mãos de Jesus Cristo, a quem Deus conferiu imortalidade

Ensinam que o reino dos céus foi estabelecido (suscitado) no final do ano de 1914...

Ensinam que este reino não existia até então...

Neste caso, negam que o reino dos céus tenha sido suscitado no ano 29 EC, estando vigente e atuante desde então...
________________
Sendo bem claro, eles ensinam:

 cap. 4 p. 61 par. 34 A ascensão e a queda duma enorme estátua ***


34 O nascimento do Reino ocorreu “nos dias daqueles reis”. (Daniel 2:44) Estes não eram apenas os reis retratados pelos dez dedos dos pés da estátua, mas também os simbolizados pelas suas partes de ferro, cobre, prata e ouro. Embora os impérios babilônico, persa, grego e romano tivessem deixado de existir como potências mundiais, vestígios deles ainda existiam em 1914. O Império Otomano turco ocupava então o território da Babilônia, e havia governos nacionais em poder na Pérsia (Irã), na Grécia e em Roma, na Itália.
________________________________
Como este reino nascido em 1914 golpeará os demais reinos??

Assim nos responde esta obra literária das testemunhas:
 cap. 4 p. 62 par. 35 A ascensão e a queda duma enorme estátua ***


35 O Reino celestial de Deus, em breve, golpeará a estátua simbólica nos pés. Em resultado disso, todos os reinos retratados por ela serão quebrantados, o que significará o seu fim. Deveras, na “guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso”, esta “pedra” atingirá a estátua com tanta força, que ela será pulverizada, e o temporal de Deus a levará embora como se fosse a pragana duma eira. (Revelação 16:14, 16) Então, assim como a pedra atingiu dimensões montanhescas e encheu a Terra, assim o Reino de Deus se tornará o monte governamental que afetará “a terra inteira”. — Daniel 2:35.
______________
É ensinado que:

Com muito mais força do que os humanos, este reino massacrará e eliminará todos os demais reinos, usando a sua muito mais superior força...
___________________________

Como este reino suscitado pelo Deus do céu esmiúça todos os outros reinos??
Será que usa dos mesmos métodos usados por estes outros reinos, isto é, a força??
Quando este reino foi suscitado???

_________________
Estas e outras perguntas pertinentes estão sendo analisadas na minha home page.
Este é o link.
Como entrar no reino dos céus.

http://www.bondadedejeova.com.br/069entrar_no_reino.html

10 comentários:

Renato disse...

Olá Ednilson , bom dia há muito tempo não conversamos.
Gostaria que , me desse a sua opinião sobre este artigo abaixo:

http://logoshp.6te.net/bbtpla5.htm

Ednilson disse...

Bem, Renato..
Boa noite...
O artigo citado é interessante e revela que aos que leem tudo é possível...
Quanto maior conhecimento alguém tiver sobre um determinado tema, quanto este lê a bíblia, este buscará encontrar na bíblia mais informações sobre o seu conhecimento...
No entanto, não podemos esquecer que não foram os sábios quem escreveram a bíblia.
O Pai escolheu humanos escravizados, logo, desprovidos de grande cultura, para usá-los de acordo com Seus propósitos...
Depois, veio Jesus e fez o mesmo, dispensando os entendidos da lei de Moisés e escolhendo os indoutos em relação àquele emaranhado de leis;;;
Sendo assim, como cobrar coisas científicas, fatos científicos dos quais aquelas pessoas nada sabiam??
O objetivo claro do Pai é chamar a atenção para outros detalhes que nada tem a ver com detalhes científicos......

Renato disse...

https://www.youtube.com/watch?v=1S3AdQRiVS4


A questão é mais que isso .
O livro de Jó declara a palavra
dita pelo próprio Deus. O assunto
é tão complexo que não consigo deixar
de pesquisar á respeito , quando tiver um tempinho
veja o video.

Renato disse...

http://logoshp.6te.net/bbtpl6.htm

esta é a parte 2 do artigo que lhe mostrei antes,
obrigado pela atenção.

Ednilson disse...

Bem Renato, qual foi a palavra saída da boca de Deus que deve ser usada como base científica??

Renato disse...

PROVÉRBIOS [8]
1 Não clama porventura a sabedoria, e não faz o entendimento soar a sua voz?
...
22 O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos.
23 Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra.
24 Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d'água.
25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci,
26 quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.
27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo,
28 quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo,
29 quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra,
30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;

JÓ [26]
7 Ele estende o norte sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada.
8 Prende as águas em suas densas nuvens, e a nuvem não se rasga debaixo delas.
9 Encobre a face do seu trono, e sobre ele estende a sua nuvem.
10 Marcou um limite circular sobre a superfície das águas, onde a luz e as trevas se confinam.
11 As colunas do céu tremem, e se espantam da sua ameaça.



JÓ [22:14]
"Grossas nuvens o encobrem, de modo que não pode ver; e ele passeia em volta da abóbada do céu."

AMÓS [9:6]
"Ele é o que edifica as suas câmaras no céu, e funda sobre a terra a sua abóbada; que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome."
JÓ [37:18]
"Acaso podes, como Ele, estender o firmamento, que é sólido como um espelho fundido?"

DANIEL [4]
"10 Eram assim as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: eu olhava, e eis uma árvore no meio da terra, e grande era a sua altura; 11 crescia a árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até o céu, e era vista até os confins da terra.
...
20 A árvore que viste, que cresceu, e se fez forte, cuja altura chegava até o céu, e que era vista por toda a terra;"

Renato disse...

MATEUS [4:8]
"Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles;"

LUCAS [4:5]
"Então o Diabo, levando-o a um lugar elevado, mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo."
ECLESIASTES [1]
"5 O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce."

O Sol "nasce", e depois "se põe", fazendo um movimento em arco sobre a "abóbada". Por que o versículo não dizapenas que o Sol volta a "nascer", completando um movimento circular em torno do planeta? Planeta vem plano.
o sol "corre" por baixo da terra, provavelmente em linha reta!

Renato disse...

Ó [38] 4 Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. 5 Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? ou quem a mediu com o cordel? 6 Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina,

Sol, é visto como um objeto bem menor que a Terra, a ponto de ser "colocado" num firmamento. note :
GÊNESE [1]
"14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos; 15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi. 16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas. 17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra," OSUÉ [10]
"12 Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeom, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom. 13 E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no livro de Jasar? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro."

JÓ [9]
"5 Ele é o que remove os montes, sem que o saibam, e os transtorna no seu furor; 6 o que sacode a terra do seu lugar, de modo que as suas colunas estremecem; 7 o que dá ordens ao sol, e ele não nasce; o que sela as estrelas;"

ECLESIASTES [1:5]
"O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce."

Renato disse...

Esses dias eu estava assistindo um filme no tele Cine Cult , o filme era de 1956 , e o homem nem tinha ido á lua , mas a Universal Pictures ja tinha a sua chamada para filme com a imagem do globo. Como pode ? Simples todas as imagens do planeta são uma pintura. O primeiro video e do foguete batendo no firmamento e segundo é de um pintor contratado pela nasa.

https://www.youtube.com/watch?v=-qeUmp6a_qY

https://www.youtube.com/watch?v=arD2A-An0tc

Ednilson disse...

Renato, todas estas informações foram dadas em relação ao ponto de vista de quem habitava na terra....
O objetivo não era informar se a terra era o centro ou se o sol era o centro.
O objetivo não era informar se a terra era redonda ou não...
O objetivo era outro bem diferente..., e independia da terra ser de que forma fosse..
Se a terra fosse quadrada, o que isso interferiria no comportamento do humano sobre ela??