VISITE MEU SITE

Você sabia que existem duas marcas d'água que revelam se o mandamento foi criado por Jeová ou não?? Todos os temas destacados aqui neste blogger visam confirmar Jesus como sendo aquele cujas informações são a "verdade", expondo informações opostas as de Jesus como "mentiras", independente de quem as tenha falado, temas estes que são detalhadamente explanados no meu site
Sinta-se à vontade para visitar o site, e depois comentar aqui.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

QUANDO O PERDOADO NÃO CONSEGUE VER A GRAVIDADE DO SEU CASO.

QUANDO O PERDOADO NÃO PERCEBE A GRAVIDADE DA SUA SITUAÇÃO


Um humano é escolhido pelo Pai para levar uma mensagem a um grupo de humanos.
Este humano era um adorador do Pai. Ele fazia parte de um fruto de humanos que o Pai havia escolhido PARA lhes ensinar muitas coisas. Era o único grupo de humanos escolhido para ser ensinado pelo Pai.
Este humano escolhido tinha orgulho de pertencer ao único grupo de escolhidos.
Quem era este humano?? Seu nome é Jonas.


O Pai pede a Jonas que vá até Nínive lhes levar uma mensagem Dele.

(Jonas 1:1-2) 1 E começou a vir a haver a palavra de Jeová para Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2 “Levanta-te, vai a Nínive, a grande cidade, e proclama contra ela que subiu perante mim a maldade deles.”

O que Jonas decide fazer??

(Jonas 1:3) 3 E Jonas foi levantar-se e fugir de diante de Jeová para Társis; e, por fim, tendo descido, [chegou] a Jope e achou um navio que ia para Társis. Pagou, pois, a passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, [fugindo] de diante de Jeová.

No lugar de obedecer ao pedido do Pai, Jonas foge. Ele decide ir para o lado oposto.

O que o Pai decidiu fazer??

 (Jonas 1:4-6) 4 E o próprio Jeová arremessou um grande vento contra o mar e veio a haver uma grande borrasca no mar; e no que se referia ao navio, estava prestes a naufragar. 5 E os marujos começaram a temer e a clamar por socorro, cada um ao seu deus. E continuaram a arremessar ao mar os objetos que havia no navio, a fim de [o] aliviar deles. Mas o próprio Jonas descera às partes mais recônditas do navio acobertado e foi deitar-se e dormir profundamente. 6 Por fim se chegou a ele o capitão do navio e disse-lhe: “Que é que há contigo, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu deus! Talvez o [verdadeiro] Deus mostre que se importa conosco e não pereçamos.”

Tratava-se de uma desobediência. O que o Pai poderia ter feito a Jonas?? O Pai poderia ter decepado a vida de Jonas mesmo antes dele embarcar naquele navio.


O Pai poderia obrigar Jonas a cumprir a sua missão.
Poderes para isto o Pai tem.
No entanto, o Pai tinha em mente aplicar uma LIÇÃO neste fujão.

Por fim, Jonas é lançado no mar revolto.


Parecia ser o fim para Jonas, no entanto, este não era o objetivo do Pai.
O Pai tinha toda aquela situação sob Seu controle.

O que fez o Pai??
(Jonas 1:17) 17 Ora, Jeová providenciou um grande peixe para engolir Jonas, de modo que Jonas veio a ficar nas entranhas do peixe três dias e três noites.

Jonas finalmente falou o que o Pai desejava ouvir:

(Jonas 2:9-10)  9 Mas, quanto a mim, vou oferecer sacrifícios a ti com voz de agradecimento. O que votei, vou pagar. A salvação pertence a Jeová.” 10 Então Jeová deu ordem ao peixe, de modo que vomitou Jonas em terra seca.

O que o Pai falou a Jonas assim que o peixe vomitou este fujão??

(Jonas 3:1-2) 3 Então veio a haver a palavra de Jeová para Jonas pela segunda vez, dizendo: 2 “Levanta-te, vai a Nínive, a grande cidade, e faze-lhe a proclamação que eu te falar.”

ESTE HUMANO DESOBEDIENTE PODERIA TER SIDO MORTO A QUALQUER MOMENTO. ELE REVELOU TODA A SUA REBELDIA, NO ENTANTO, FOI PERDOADO.

_____________________________________
O objetivo do Pai permanecia o mesmo ao enviar um mensageiro a um povo iníquo, isto é, que o iníquo reconheça seu erro, se retrate e mude de proceder, ou seja, mude de caminho. Para mudar de caminho, o iníquo precisa ser convencido.

A cidade a ser avisada sobre seus pecados era Nínive. Os pecados de Nínive faziam-na merecedora de morte. O profeta sabia dos pecados de Nínive e também a via como merecedora de plena destruição.
Quando o Pai pediu a Jonas para ir até a cidade de Nínive para cumprir a sua função de mensageiro, Jonas não gostou nada nada desta missão.

Embora Jonas tivesse se rebelado e decidido ir para outro lugar, finalmente ele se encontrou na cidade de Nínive.
Que espécie de desejo tinha Jonas em relação ao destino que deveria ser dado aos humanos da cidade de Nínive??
Será que Jonas tinha o desejo de que os humanos da cidade de Nínive fossem preservados vivos??
Que sentimentos tinha Jonas pelos habitantes de Nínive?? Será que Jonas se importava com a vida deles??
Seria o objetivo de Jonas, o de falar aos habitantes de Nínive para convencê-los a mudar de caminho para que eles continuassem a viver?? Seria esta a motivação de Jonas falar com os Ninivitas?? Será que Jonas defenderia os ninivitas diante de Jeová, assim como o mensageiro Moisés defendeu os israelitas diante de Jeová??

Deixemos que a própria história registrada nos revele tanto o objetivo do Pai quanto o objetivo de Jonas.

O que aconteceu assim que Jonas chegou até Nínive??
(Jonas 3:3-4) 3 Nisso Jonas se levantou e foi a Nínive, segundo a palavra de Jeová. Ora, a própria Nínive mostrou-se para Deus uma cidade grande, de três dias de caminhada. 4 Por fim, Jonas principiou a entrar na cidade numa caminhada de um dia, e continuava proclamando e dizendo: “Apenas mais quarenta dias e Nínive será subvertida.”

Assim verte a Tradução Almeida:
(Jonas 3:3-4) 3 Levantou-se, pois, Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma grande cidade, de três dias de jornada. 4 E começou Jonas a entrar pela cidade, fazendo a jornada dum dia, e clamava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Jonas 3:3-4) 3 Levantou-se, pois, Jonas e foi a Nínive, conforme a palavra de Jeová. Ora Nínive era uma cidade em extremo grande, de três dias de jornada. 4 Jonas começou a entrar na cidade, fazendo a jornada dum dia, e clamou e disse: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.

Detalhes
  1. A cidade era grande, de três dias de caminhada.
  2. Jonas fez a jornada de um dia.
  3. Jonas proclamava:
    • Apenas mais quarenta dias e Nínive será subvertida.”
    • Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
    • Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.

O que aconteceu a seguir??
A proclamação de Jonas alcança o objetivo existente no coração do Pai.

(Jonas 3:5-10) 5 E os homens de Nínive começaram a depositar fé em Deus, e passaram a proclamar um jejum e a pôr serapilheira, desde o maior deles até o menor deles. 6 Quando a palavra atingiu o rei de Nínive, então ele se levantou do seu trono e despiu-se de seu manto oficial e cobriu-se de serapilheira, e assentou-se nas cinzas. 7 Além disso, fez proclamar e dizer em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: “Nenhum homem e nenhum animal doméstico, nem manada nem rebanho, deve saborear coisa alguma. Nenhum [deles] deve tomar alimento. Nem mesmo água devem beber. 8 E cubram-se de serapilheira, homem e animal doméstico; e clamem a Deus com força e recuem, cada um do seu mau caminho e da violência que havia nas suas mãos. 9 Quem sabe se o [verdadeiro] Deus [não] voltará e realmente [o] deplorará, e recuará da sua ira ardente, para que não pereçamos?” 10 E o [verdadeiro] Deus chegou a ver os seus trabalhos, que tinham recuado de seu mau caminho; e por isso o [verdadeiro] Deus deplorou a calamidade de que falara que lhes ia causar; e ele não [a] causou.

Assim verte a Tradução Almeida:
(Jonas 3:5-10) 5 E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior deles até o menor. 6 A notícia chegou também ao rei de Nínive; e ele se levantou do seu trono e, despindo-se do seu manto e cobrindo-se de saco, sentou-se sobre cinzas. 7 E fez uma proclamação, e a publicou em Nínive, por decreto do rei e dos seus nobres, dizendo: Não provem coisa alguma nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas; não comam, nem bebam água; 8 mas sejam cobertos de saco, tanto os homens como os animais, e clamem fortemente a Deus; e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos. 9 Quem sabe se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? 10 Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.

Assim verte a Tradução Brasileira:

(Jonas 3:5-10) 5 Os homens de Nínive creram em Deus; proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até o menor deles. 6 Chegou a nova ao rei de Nínive; ele se levantou do seu trono, se despiu do seu manto, e, cobrindo-se de saco, se assentou sobre a cinza. 7 Ele fez apregoar e publicou em Nínive pelo decreto do rei e dos seus nobres, o que se segue: Não provem coisa alguma nem homens nem animais, nem bois nem ovelhas; não comam, nem bebam água; 8 mas sejam cobertos de saco, tanto homens como animais, e clamem fortemente a Deus; sim convertam-se cada um do seu mau caminho, e da violência que se acha nas suas mãos. 9 Quem sabe se voltará Deus e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, para que não pereçamos? 10 Viu Deus o que fizeram, como se converteram de seu mau caminho; Deus arrependeu-se do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.

Bem, o Pai ficou satisfeito com o resultado obtido com a proclamação. A proclamação feita gerou um resultado prático. Com este resultado, o iníquo continuaria a viver. Desta forma, o Pai retirou a sua promessa do mal que lhes ia causar.
  • e por isso o [verdadeiro] Deus deplorou a calamidade de que falara que lhes ia causar; e ele não [a] causou.
  • Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.
  • Viu Deus o que fizeram, como se converteram de seu mau caminho; Deus arrependeu-se do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.

Não vou mais matá-los dentro de quarenta dias.

Bem, o mensageiro devia alegrar-se, pois o objetivo dele estar ali havia sido alcançado pelo Pai. Assim, o mensageiro devia alegrar-se junto com o Pai. O mensageiro devia acompanhar o sentimento e o objetivo do Pai, não deveria??

Será que foi isto o que aconteceu?? Alegrou-se Jonas com este resultado?? Alegrou-se Jonas com esta continuidade de vida para os habitantes de Nínive??

O relato histórico continua:
(Jonas 4:1-3) 4 Isso, porém, desagradava muito a Jonas e acendeu-se a sua ira. 2 Por isso orou a Jeová e disse: “Ai! ó Jeová, não foi esta a minha questão quando vim a estar no meu próprio solo? Por isso é que fui e fugi para Társis; pois eu sabia que és um Deus clemente e misericordioso, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência, e que deploras a calamidade. 3 E agora, ó Jeová, por favor, tira-me a minha alma, pois é melhor eu morrer do que ficar vivo.”
Assim verte a Tradução Almeida:
(Jonas 4:1-3) 1 Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado. 2 E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso é que me apressei a fugir para Társis, pois eu sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. 3 Agora, ó Senhor, tira-me a vida, pois melhor me é morrer do que viver.

Assim verte a Tradução Brasileira:
(Jonas 4:1-3) 1 Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado. 2 Orou a Jeová e disse: Ah! Jeová, não foi esta a minha palavra, estando eu ainda no meu país? Por isso é que me apressei a fugir para Társis; pois eu sabia que tu és um Deus clemente e misericordioso, tardio em irar-se e de grande beneficência, e que te arrependes do mal. 3 Agora, Jeová, tira-me a vida; pois melhor me é morrer do que viver.

O resultado desagradou a Jonas?? Desagradou extremamente??
Sim, foi exatamente isto o que o relato histórico revela.

Que palavra falou Jonas??
  • E agora, ó Jeová, por favor, tira-me a minha alma, pois é melhor eu morrer do que ficar vivo.”
  • Agora, ó Senhor, tira-me a vida, pois melhor me é morrer do que viver.
  • Agora, Jeová, tira-me a vida; pois melhor me é morrer do que viver.
Realmente, não restou nenhuma dúvida. As palavras de Jonas saíram do coração de Jonas. A boca fala daquilo que o coração está cheio.

O mensageiro queria ver a calamidade dos habitantes de Nínive.

Que sentimento devia ter o mensageiro pelos habitantes de Nínive?? Não devia interceder junto ao Pai para a continuidade da vida dos habitantes de Nínive?? Não devia Jonas defender os iníquos?? Não deveria ser o seu objetivo a salvação dos habitantes de Nínive??
____________________________________

Aquele que recebeu perdão por sua rebeldia desejava que o Pai matasse os habitantes de Nínive de qualquer maneira. Jonas mantinha o seu sentimento fixo de ver a calamidade dos Ninivitas.
Jonas não levou em consideração a forma misericordiosa com que foi tratado todo o tempo. Se ficou agradecido por ainda estar vivo, ele ainda queria ver todos os habitantes de Nínive mortos e bem mortos.

Iguais a Jonas, todos discípulos de Jesus são perdoados por Jesus e pelo Pai todos os dias por suas rebeldias contra as palavras do Pai.
Embora afirmam amar o Pai, negam-se a obedecer as palavras faladas por Jesus. 
Assim como Jonas DESEJAM que aquelas pessoas que eles rotulam de mundanos, sejam eliminadas de cima da terra.

No entanto, o que afirmou o Pai em relação àqueles que Jonas queria por que queria ver mortos??
"Eles não sabem a diferença entre a direita e a esquerda".
Embora Jonas tivesse plena consciência de como era a personalidade do Pai, ele negava-se terminantemente a copiar tal personalidade.

Como perdoado que foi, ele não conseguiu perceber a gravidade de sua situação diante do Pai.

continue a ler em http://www.bondadedejeova.com.br/112nao_me_agrado.html



Nenhum comentário: