VISITE MEU SITE

Você sabia que existem duas marcas d'água que revelam se o mandamento foi criado por Jeová ou não?? Todos os temas destacados aqui neste blogger visam confirmar Jesus como sendo aquele cujas informações são a "verdade", expondo informações opostas as de Jesus como "mentiras", independente de quem as tenha falado, temas estes que são detalhadamente explanados no meu site
Sinta-se à vontade para visitar o site, e depois comentar aqui.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

ENGANAR UM PAI CEGO É PECADO??

SERIA PECADO ENGANAR UM PAI CEGO??

Havia algum mandamento que definisse o tratamento que devia ser dado a um homem cego??
A TNM reza:
(Levítico 19:14) 14 “‘Não deves invocar o mal sobre um surdo e não deves pôr obstáculo diante dum cego; e tens de ter temor de teu Deus. Eu sou Jeová.
A Tradução Almeida reza:
(Levítico 19:14) 14 Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás a teu Deus. Eu sou o Senhor.


Não porás tropeço e não deves por obstáculo diante de um cego.
Este mandamento é bem abrangente. Este mandamento revela àquele que o ouve ou lê que alguém está vendo qualquer tipo de covardia que se possa fazer contra um cego.
Este mandamento traz a atenção a condição dependente de um cego e o respeito e consideração que se deve ter por uma pessoa nesta condição dependente.
É como se o Pai afirmasse: O cego pode não estar vendo, mas, Eu estou de olho no que está acontecendo.

Vamos analisar uma situação em que um humano decidiu enganar um homem cego, objetivando obter para si algo que este homem cego queria dar para outra pessoa.

Meios ilícitos são meios ilícitos, independente de quem os pratique.
Esaú e Jacó eram gêmeos, tendo Esaú sido o primeiro a nascer. Jacó, não era o primogênito e seu nome significa “agarrando o calcanhar”; “suplantador”; aquele que não aceita.
Antes de Esaú “desprezar” a sua primogenitura (trocar por um prato de comida), quais eram os sentimentos de Jacó em relação a ela, uma primogenitura que não era sua?? Certamente Jacó desejava muito a primogenitura de seu irmão. Quantas vezes deve Jacó ter se perguntado: Porque eu não nasci primeiro?? Cobiça é cobiça, não importa quem a tenha.

Assim revelou Jacó o seu desejo, buscando tornar realidade esta cobiça, ou seja, este desejo de possuir algo que pertencia a seu irmão: (Gênesis 25:27-34) 27 E os rapazes cresciam, e Esaú tornou-se homem entendido na caça, homem do campo, mas Jacó [tornou-se] homem inculpe, morando em tendas. 28 E Isaque amava Esaú, porque significava caça para a sua boca, ao passo que Rebeca amava Jacó. 29 Certa vez Jacó tinha ao fogo um cozido, quando Esaú veio do campo, CANSADO . 30 De modo que Esaú disse a Jacó: “Depressa, POR FAVOR, dá-me um bocado do vermelho — do vermelho aí, pois ESTOU CANSADO!” É por isso que foi chamado pelo nome de Edom.31 A isso JACÓ DISSE:VENDE-ME PRIMEIRO teu direito de primogênito!32 E Esaú continuou: “Eis que estou simplesmente morrendo, e de que proveito me é a primogenitura?” 33 E Jacó acrescentou: “Jura-me primeiro!” E ele passou a jurar-lhe e a vender a Jacó seu direito como primogênito. 34 E Jacó deu a Esaú pão e cozido de lentilhas, e ele foi comer e beber. Depois se levantou e foi embora. Assim desprezou Esaú a primogenitura.

Muito tempo depois, exatamente para e através de Isaías, Jeová deixou muito claro que o humano tinha de saciar o desejo do faminto, fartar a alma atribulada, praticar o verbo “DAR”. Impor condições econômicas ou outras para depois saciar o desejo de alma de um faminto, impor uma “TROCA”, tirar vantagem pessoal do faminto, certamente não agrada a Jeová, aquele que ama os 2 (dois) filhos de forma imparcial. Aproveitar a vantagem da situação para trocar aquilo que você deseja por aquilo que a outra pessoa precisa, impondo a sua condição. Negociar a fome de seu semelhante! É uma ato de covardia contra o faminto, não importa quem o faça e não importa quem seja o faminto. Assim falou Jeová: (Isaías 58:6-10) 6 “Não é este o jejum que escolhi? Soltar os grilhões da iniqüidade, desatar as brochas da canga e deixar ir livres os esmagados, e que rompais toda canga? 7 Não é partilhares o teu pão ao faminto e introduzires na [tua] casa pessoas atribuladas, sem lar? Que, caso vejas alguém nu, tu o tenhas de cobrir, e que não te ocultes da tua própria carne? 8 “Neste caso romperia a tua luz como a alva; e rapidamente surgiria para ti o restabelecimento. E certamente andaria diante de ti a tua justiça; a própria glória de Jeová seria a tua retaguarda. 9 Neste caso chamarias e o próprio Jeová te responderia; clamarias por ajuda e ele diria: ‘Eis-me aqui!’ “Se removeres do teu meio a canga, o apontar com o dedo e falar o que é prejudicial, 10 e concederes ao faminto o teu próprio [desejo da] alma e fartares a alma atribulada, então certamente raiará a tua luz mesmo na escuridão e as tuas trevas serão como o meio-dia.

TODA AÇÃO É PRECEDIDA DE UM SENTIMENTO

JACÓ TOMOU A INICIATIVA.
Na mente de Jacó, a primogenitura era algo que podia ser negociado. Ele a desejava, e como a desejava!!!! “Não deves desejar qualquer coisa que pertença a teu irmão”.

Você está com fome?? você é um faminto?? Eu tenho a comida, tenho o teu desejo de alma. O que você tem para negociar?? Você tem algo que eu quero muito, vamos trocar?? PRIMEIRO você me dá o que eu quero, DEPOIS eu te dou a comida. Será que Jeová se agrada desta negociação?? Será que Jeová se agradava da motivação que estava por trás desta negociação?
Jacó não aceitava o fato de ser o segundo filho.
Jacó cobiçava a primogenitura de Esaú?? Sim, cobiçava. Quem fez a proposta da troca?? Quem faz a proposta está revelando o seu desejo. Em que condições foi feita a proposta de troca?? Aproveitando uma oportunidade em que Esaú estava em desvantagem, pois Jacó tinha a comida e Esaú tinha o cansaço e a fome, Jacó propôs dar a sua comida em troca daquilo que ele desejava e que estava na posse de seu irmão. Esaú NECESSITAVA da comida. A primogenitura era de seu irmão e Jacó a desejava, a cobiçava. Certamente, Jacó há algum tempo antes desta oferta, já nutria este desejo de obter para si, aquilo que era de seu irmão, ou seja, a primogenitura. Era necessário aparecer uma condição propícia para Jacó poder tornar realidade aquilo que já existia em sua mente. Jura-me primeiro, foi o que Jacó pediu a Esaú. Jacó realmente queria a primogenitura. Afinal de contas, primogenitura é algo que realmente se possa comprar?? O desejo de obter a primogenitura de seu irmão Esaú era tão grande, que Jacó passou a vê-la como algo que poderia ser negociado. Jacó esperava o momento certo para consegui-la e certamente planejava como consegui-la. Foi desta forma que Jacó passou a transformar aquilo que não é, naquilo que ele queria que fosse.

Não foi Esaú quem fez a proposta. Não foi Esaú quem ofereceu a primogenitura pelo prato de lentilhas.

Era errado desejar a primogenitura de seu irmão?? A palavra saída da boca de Jeová dizia claramente: Não deves desejar QUALQUER COISA que seja de seu próximo. Sandália, roupa, riqueza, esposa, aparência, primogenitura, reinado, sacerdócio, etc., não deves desejar nada. Logo, fosse uma coisa boa, fosse qualquer cargo, fosse qualquer privilégio, independente de quem apresentasse este desejo de ter o que pertence a outro, isto é errado. Pecado é pecado, seja cometido por A, por B, por C ou por qualquer pessoa. A imparcialidade assim o exige. A cobiça é um SENTIMENTO iníquo que é FRUTO de um coração iníquo e que leva a ações iníquas.

Por falar em sentimento, qual era o SENTIMENTO de Isaque, o pai dos irmãos gêmeos?? Depois de tal suposta compra, certamente Jacó, um filho, se considerava primogênito. No entanto, foi Isaque, aquele que era o pai, avisado deste suposto “acordo” entre irmãos??

ISAQUE, O PAI, TINHA A OBRIGAÇÃO DE ACEITAR E VALIDAR TAL ESTRANHA E INÉDITA SITUAÇÃO, OU SERÁ QUE CADA FILHO É QUE TINHA DE ACEITAR A SUA POSIÇÃO ORIGINAL??

Tratava-se de um caso de aceitar ou não aceitar uma situação?? Sim.

No caso do pai decidir manter a posição original de cada filho, a coisa lógica a ser feita, seria sua decisão RESPEITADA pelos seus dois filhos??
O tempo foi passando e estava tudo bem para Jacó, no entanto, como convencer Isaque, seu pai, que agora ele, Jacó, o filho que nasceu por último, tinha passado a ser o primogênito, tendo assim o direito a receber a bênção?? Que mais faria Jacó para tomar posse do objeto de seu desejo?? Até onde iria Jacó??


Bem, chegou a hora da bênção a ser dada ao primogênito, e o pai, nada tendo a ver com o acordo entre os filhos, nada tendo a ver com o desejo cobiçoso de seu filho mais moço, queria dar a bênção de primogênito, àquele que era realmente o seu primogênito, e que Isaque, COMO PAI, considerava como seu primogênito, respeitando a ordem de nascimento realmente acontecida. O que aconteceu então?? Jacó foi procurar aquela que o considerava como predileto, isto é, sua mãe Rebeca, que aprovava este SENTIMENTO do filho, e que sendo cúmplice, correria todos os riscos junto com seu filho predileto para conseguir satisfazer o desejo de Jacó, isto é, a bênção. (Gênesis 27:11-37) 11 E Jacó passou a dizer a Rebeca, sua mãe: “Mas Esaú, meu irmão, é homem peludo e eu sou homem liso. 12 E se meu pai me apalpar? Então hei de tornar-me aos seus olhos como quem está brincando, e certamente trarei sobre mim uma invocação do mal e não uma bênção.” 13 A isto sua mãe lhe disse: “Venha sobre mim a invocação do mal dirigida contra ti, meu filho. Apenas escuta a minha voz e vai, traze[-mos].” 14 Concordemente, ele foi e [os] apanhou, e trouxe[-os] à sua mãe, e sua mãe preparou um prato gostoso do modo como seu pai gostava. 15 Depois, Rebeca tomou vestes de Esaú, seu filho mais velho, as mais desejáveis que havia com ela na casa, e as pôs sobre Jacó, seu filho mais moço. 16 E ela lhe pôs as peles dos cabritinhos sobre as mãos e sobre a parte lisa do pescoço. 17 Entregou então na mão de Jacó, seu filho, o prato gostoso e o pão que tinha preparado. 18 Ele entrou, pois, até seu pai e disse: “Meu pai!” ao que este disse: “Eis-me aqui! Quem és, meu filho?” 19 E Jacó prosseguiu, dizendo a seu pai: “Eu sou Esaú, teu primogênito. Fiz exatamente como me falaste. Ergue-te, por favor. Senta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.” 20 Isaque disse então a seu filho: “Como é que foste tão ligeiro em achá-la, meu filho?” Ele disse, por sua vez: “Porque Jeová, teu Deus, a fez vir ao meu encontro.” 21 Isaque disse então a Jacó: “Aproxima-te, por favor, para que eu te apalpe, meu filho, para saber se realmente és meu filho Esaú, ou não.” 22 Jacó aproximou-se então de Isaque, seu pai, e este passou a apalpá-lo, dizendo depois: “A voz é a voz de Jacó, mas as mãos são as mãos de Esaú.” 23 E não o reconheceu, porque as suas mãos se mostravam peludas como as mãos de Esaú, seu irmão. Por isso o abençoou. 24 Depois disse: “És realmente meu filho Esaú?ao que este disse: “Sou.25 Então disse: “Traze-ma perto, para que eu coma da caça de meu filho, para que a minha alma te abençoe.” Então a trouxe para perto dele, e ele começou a comer, e trouxe-lhe vinho, e ele começou a beber. 26 Isaque, seu pai, disse-lhe então: “Aproxima-te, por favor, e beija-me, filho meu.” 27 Aproximou-se, pois, e beijou-o, e ele pôde cheirar o odor de suas vestes. E passou a abençoá-lo e a dizer: “Vê! O cheiro de meu filho é como o cheiro do campo que Jeová tem abençoado. 28 E o [verdadeiro] Deus te dê os orvalhos dos céus e os solos férteis da terra, e abundância de cereais e de vinho novo. 29 Sirvam-te povos e curvem-se diante de ti grupos nacionais. Torna-te senhor sobre os teus irmãos e curvem-se diante de ti os filhos de tua mãe. Maldito seja cada um dos que te amaldiçoarem e bendito seja cada um dos que te abençoarem.” 30 Sucedeu então, assim que Isaque acabara de abençoar Jacó, sim, deveras sucedeu que, mal saíra Jacó de diante da face de Isaque, seu pai, voltou Esaú, seu irmão, da sua caçada. 31 E ele também foi preparar um prato gostoso. Trouxe-o então a seu pai e disse a seu pai: “Levante-se meu pai e coma da caça de seu filho, para que a tua alma me abençoe.” 32 Isaque, seu pai, disse-lhe então: “Quem és?” ao que este disse: “Sou teu filho, teu primogênito, Esaú.” 33 E Isaque começou a ser sacudido por forte tremor, de modo extraordinário, e assim ele disse: “Então quem é que foi em busca de caça e ma trouxe, de modo que comi de tudo antes de poderes entrar, e eu o abençoei? Também, há de tornar-se abençoado!” 34 Ouvindo as palavras de seu pai, Esaú começou a clamar de maneira extremamente alta e amargurada, e disse a seu pai: “Abençoa-me, sim, abençoa-me também a mim, meu pai!” 35 Mas ele prosseguiu, dizendo: “Teu irmão veio com ENGANO, para obter a bênção destinada a ti.” 36 A isso ele disse: “Não é por isso que ele é chamado pelo nome de Jacó, que ele me suplantasse estas duas vezes? Já tomou a minha primogenitura, e eis que agora tomou a minha bênção!” Acrescentou então: “Não me reservaste alguma bênção?” ...


Tomar posse do “objeto cobiçado” parecia ter ficado um pouco difícil. E agora, o que fazer?? Bem, o acontecido foi o uso de mentira, o uso de engano, arquitetar um plano para ENGANAR, usando todos os meios disponíveis para conseguir a bênção, a tão desejada bênção, a tão ambicionada bênção, a tão cobiçada bênção.

Dependendo de quem faça e dependendo do motivo, será que o engano e a trapaça passam a ser coisas aceitáveis para Jeová?? Se agradaria Jeová de um humano qualquer que praticasse tais coisas?? Odiaria Jeová a qualquer humano que venha a praticar tais coisas??

Jacó passou por cima dos SENTIMENTOS de seu próprio pai, passou por cima da VONTADE do seu próprio pai, e agora, aproveitando-se da deficiência visual de Isaque, e novamente passou a tirar proveito da ocasião. Jacó foi ao ponto de ENGANAR SEU PRÓPRIO PAI para conseguir o objeto do seu desejo.

Ficou bem claro que, se Isaque, o pai, estivesse enxergando bem, a bênção ficaria para aquele que lhe nasceu como primogênito, Esaú, aquele que ele amava como primogênito e que ele considerava como o primogênito que este realmente era. Neste caso, Isaque estava OBEDECENDO ao que fora estipulado por Jeová antes do nascimento dos meninos.


Teria sido uma usurpação?? Bem, assim define certo dicionário esta expressão:

USURPAR v.t. Apoderar-se de (alguma coisa), mediante emprego de violência ou de artifício: usurpou a parte do sócio; usurpar o trono ao verdadeiro rei.

USURPADOR adj. e s.m. Que, ou o que usurpa: poder usurpador. / Que, ou aquele que se apodera da autoridade soberana por meios ilícitos.
Bem, os fatos falam por si mesmos.

Na intencional busca de agradar a Deus, o egoísta passa por cima de outros humanos, passa por cima de outras "vidas". Não respeita, e assim, desvaloriza outras "vidas". Ele toma ações reais contra outras "vidas" e pede que Jeová tome ações reais contras outras "vidas" para que ele (o egoísta) se sinta bem ou se sinta amado por Deus.

No caso de Jacó, ele não tomou nenhuma ação violenta ou destrutiva contra outras vidas.

JACÓ USOU TODOS OS OUTROS MEIOS DISPONÍVEIS (OS ASTUTOS E OS ILÍCITOS) PARA CONSEGUIR O OBJETO DO SEU DESEJO. Até mesmo chorou para implorar favor para si mesmo.

ASTUTO Esta é a definição dada por certo dicionário (Houaiss):
astuto Datação: sXV
n adjetivo
1 que sabe agir de maneira a angariar para si vantagens e a não se deixar enganar; esperto, matreiro, astucioso
2 hábil para fazer maldades, esp. enganando outrem; astucioso, velhaco, finório

Não tinha Jacó este componente em sua personalidade?? Não se tratava de um componente destacado da sua personalidade??

Será que Jeová se agrada disso?? Jeová AMA todas as "vidas" com igual intensidade. Jeová AMA humanos com a mesma intensidade com que AMA anjos. Não podemos esquecer que os animais também são "vidas". Com as seguintes palavras, Jesus nos trouxe a atenção da importância que o Pai dá a cada "vida": (Mateus 10:29-31) 29 Não se vendem dois pardais por uma moeda de pequeno valor? Contudo, nem mesmo um deles cairá ao chão sem o [conhecimento de] vosso Pai. 30 Porém, os próprios cabelos de vossa cabeça estão todos contados. 31 Portanto, não temais; vós valeis mais do que muitos pardais. (Lucas 12:6) 6 Não se vendem cinco pardais por duas moedas de pequeno valor? Contudo, nem mesmo um deles está esquecido diante de Deus.

O QUE TANTO COBIÇAVA JACÓ??
Jacó cobiçava a bênção. O que tinha esta bênção para ser tão cobiçada??
A bênção tinha a ver com o que exatamente?? Bem, leiamos: (Gênesis 27:26-29) ...” 27 Aproximou-se, pois, e beijou-o, e ele pôde cheirar o odor de suas vestes. E passou a abençoá-lo e a dizer: “Vê! O cheiro de meu filho é como o cheiro do campo que Jeová tem abençoado. 28 E o [verdadeiro] Deus te dê os orvalhos dos céus e os solos férteis da terra, e abundância de cereais e de vinho novo. 29 Sirvam-te povos e curvem-se diante de ti grupos nacionais. Torna-te senhor sobre os teus irmãos e curvem-se diante de ti os filhos de tua mãe. Maldito seja cada um dos que te amaldiçoarem e bendito seja cada um dos que te abençoarem.”
Você receberá de Deus ABUNDÂNCIA de cereais e de vinho, logo, você terá SUPERIORIDADE sobre os demais povos, terá superioridade sobre teus próprios irmãos, filhos da tua mãe e sendo você o PROTEGIDO, aquele que te desejar o mal, receberá este mal e aquele que te abençoar receberá bênção. Bem, sendo você o abençoado e o protegido, você sempre terá mais que os outros e dominará sobre todos.
A bênção tinha a ver com coisas materiais ou coisas espirituais??
Vamos ler algo extremamente interessante que havia acontecido antes dos gêmeos nascerem e que elucida esta questão, por apresentar o MOTIVO do desejo de Jacó e a cumplicidade de Rebeca, sua mãe: (Gênesis 25:22-23) 22 E os filhos dentro dela começaram a lutar entre si, de modo que ela disse: “Se é assim, por que é que estou viva?” Com isso ela foi consultar Jeová. 23 E Jeová passou a dizer-lhe: “Há duas nações no teu ventre e dois grupos nacionais serão separados das tuas entranhas; e um grupo nacional será mais forte do que o outro grupo nacional, E O MAIS VELHO SERVIRÁ AO MAIS JOVEM.
De forma adicional, leiamos sobre os sentimentos de Isaque e de Rebeca por seus filhos: (Gênesis 25:27-28) 27 E os rapazes cresciam, e Esaú tornou-se homem entendido na caça, homem do campo, mas Jacó [tornou-se] homem inculpe, morando em tendas. 28 E ISAQUE AMAVA ESAÚ, porque significava caça para a sua boca, AO PASSO QUE REBECA AMAVA JACÓ.
Do ponto de vista da riqueza e do poder, a bênção dada por Isaque revelou ser exatamente aquilo que Jeová havia DETERMINADO acontecer quanto ao futuro em relação aos filhos ainda no ventre de Rebeca, no entanto, Rebeca, sabendo do conteúdo da bênção, não queria que o seu protegido fosse aquele que serviria, pois ela desejava que aquilo que havia de “melhor”, fosse destinado àquele que ela mais amava. Ela via Jacó como o merecedor desta bênção, ou seja, da riqueza e do poder e da superioridade. No entanto, como fugir da REALIDADE que foi imposta na hora do nascimento dos gêmeos?? Qual foi a realidade imposta na hora do nascimento em relação a Jacó?? A REALIDADE IMPOSTA FOI: Esaú serviria a Jacó. Como isto seria possível já que a bênção estava destinada, que a bênção seria dada diretamente pelo pai àquele que fosse o primogênito??
No entanto, Esaú, sendo o primeiro, sendo o mais velho, receberia a bênção e seria o mais rico e o mais poderoso do que Jacó.
Como poderia Esaú passar a ser servo de Jacó, quando Esaú estava destinado a receber a bênção??? A bênção tinha a ver com a riqueza: E o [verdadeiro] Deus te dê os orvalhos dos céus e os solos férteis da terra, e abundância de cereais e de vinho novo. 29 Sirvam-te povos e curvem-se diante de ti grupos nacionais. Torna-te senhor sobre os teus irmãos e curvem-se diante de ti os filhos de tua mãe. Maldito seja cada um dos que te amaldiçoarem e bendito seja cada um dos que te abençoarem.”
Serviro que isto significava para Jeová??
Serviro que isto significava para os humanos??
Do ponto de vista de Rebeca e de Jacó, como poderia ser cumprida aquela promessa de Jeová?? Do ponto de vista de Rebeca e de Jacó, a única forma seria o mais novo receber a bênção destinada ao mais velho. Segundo a própria profecia, o primogênito não morreria, ele continuaria vivo.
O mais pobre é aquele que serve ao mais rico.
Assim, dentro deste ponto de vista, o ponto de vista humano, a única SOLUÇÃO seria a de Jacó receber a bênção que sempre era dada ao primogênito, pois, recebendo Jacó a bênção, ele se tornaria mais rico do que Esaú.
Jacó desejava ser mais rico do que Esaú para que Esaú o servisse, cumprindo assim a profecia dada por Jeová e anunciada para a sua mãe Rebeca.
Assim, Rebeca e Jacó PRESUMIRAM e depois praticaram uma ação como fruto daquilo que eles presumiram.
PRESUMIREsta é a definição dada por certo dicionário (Houaiss):
presumir
v. (sXIII) 1 t.d. tirar uma conclusão antecipada, baseada em indícios e suposições, e não em fatos comprovados; conjecturar, supor <p. o melhor para todos> 2 t.d. supor antecipadamente; prever, pressupor, achar 3 t.d. m.q. pressupor ('fazer supor') 4 t.d. desconfiar de; suspeitar <presumiu que seria traído> 5 t.d. formar ideia sem base real; imaginar, pensar, supor <não presuma que sairá desta ileso> 6 t.i. e pron. ter presunção ou vaidade; vangloriar(-se) <p.(-se) de intelectual> etim lat. praesúmo,is,praesumpsi,praesumptum,ère 'tomar antes do tempo, fazer juízo antecipado, conjecturar, suspeitar, julgar, presumir' sin/var ver sinonímia de achar



Aceitaria Jacó esta situação, situação esta que era fruto da “VONTADE” de Jeová??
Do jeito como as coisas estavam, ele seria o mais pobre, e segundo o seu ponto de vista, a profecia não se cumpriria. Do seu ponto de vista humano, a vontade de Jeová não estaria sendo cumprida.
Na verdade, Jacó revelou não aceitar esta realidade em relação a bênção que comumente era dada ao primogênito. Jacó passou a CONTENDER com Deus, não aceitando a realidade dele Jacó, ou seja, ser aquele que serviria ao primogênito mais rico, afinal, o primogênito sempre ficava com a melhor parte da riqueza. Ao primogênito sempre era dado o melhor da riqueza. Este era o costume humano.
Seguindo a tradição, se Isaque ainda estivesse com sua visão, a bênção seria dada a Esaú, o mais velho, não podendo Jacó apoderar-se da cobiçada bênção. No entanto, como Isaque estava cego, criou-se uma situação propícia para uma “USURPAÇÃO” mediante meios ilícitos. Bem, o registro histórico nos revelou o que aconteceu. Será que Jeová estava abençoando os esforços de Jacó?? Será que Jacó não estava apenas executando um plano de Jeová?? Bem, Jeová já forneceu a Sua resposta. Jeová viu tudo o que estava acontecendo, e sendo imparcial, não tomaria o partido de Jacó, não ficaria do lado de Jacó, afinal, meios ilícitos são meios ilícitos, INDEPENDENTE de quem os tenha praticado e independente do motivo que este venha a apresentar para os ter praticado.
Quando Jeová questiona um pecador, o que Ele espera ouvir?? Espera ouvir as justificativas?? Não espera Ele a confissão de culpa?? Sim, é exatamente isto o que Jeová espera ouvir, isto é, uma autêntica confissão de culpa e sem quaisquer justificativas.
JACÓ TINHA DE RECONHECER O SEU LUGAR E CONTINUAR NELE, apesar da aparente contradição, contradição esta, existente na mente de Jacó.

A leitura continua em www.bondadedejeova.com.br/050cobica_de_jaco.htm


Nenhum comentário: