SERMÃO
DO MONTE >>>> a lei do reino de Deus. Será??
Muitos
têm afirmado que o reino de Deus não tem uma lei, pois Jesus aboliu
a lei.
Será
que isto é uma verdade??
Afirma-se
que o discípulo de Jesus não está debaixo de uma lei.
Será
isto uma verdade??
Foi
esta a informação que Jesus repassou ao humano??
No
reino de Deus já havia uma lei. Quando Jesus nasceu qual humano,
esta lei já estava em plena validade.
O
rei do reino já havia dado uma lei.
Este
rei vivia segundo a lei que Ele mesmo criou.
Quem
era este rei??
Este
Rei era Javé (Jeová), o Deus de Abraão.
Será
que Jesus veio abolir a lei??
O
que Jesus nos informou em relação a este assunto??
(Mateus
5:17-19) 17 Não
penseis que vim revogar a lei ou os
profetas; não
vim revogar, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo: Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra.
19 Aquele, pois, que violar um destes mínimos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado mínimo no reino dos céus; mas aquele que os observar e ensinar, esse será chamado grande no reino dos céus.
18 Porque em verdade vos digo: Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra.
19 Aquele, pois, que violar um destes mínimos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado mínimo no reino dos céus; mas aquele que os observar e ensinar, esse será chamado grande no reino dos céus.
A
afirmação de Jesus é bem clara e não deixa nenhuma dúvida.
NÃO
VIM REVOGAR A LEI.
EU
VIM CUMPRIR A LEI.
No
entanto, alguns afirmam que embora ele não tenha vindo para revogar,
mesmo assim ele revogou.
Eu
vim cumprir a lei, mas terminei não cumprindo??
Cumprir
a lei significava exclusivamente OBEDECER a lei, submeter-se à lei.
Eu
não vim revogar a lei, mas terminei por revogá-la??
Ora,
o que Jesus nos informou de forma adicional em relação a esta mesma
lei que ele iria mostrar como cumprir??
Ele
nos informou:
19
Aquele, pois, que violar um destes mínimos mandamentos, e assim
ensinar aos homens, será chamado mínimo no reino dos céus;
Aquele
humano que violar um dos mínimos mandamentos da lei será
chamado mínimo no reino de Deus.
Aquele
humano que ensinar a violar um dos mínimos mandamentos da lei
será chamado de mínimo em relação ao reino de Deus.
Será
que ainda há qualquer dúvida na informação dada por Jesus em
relação a uma lei??
Que
conclusão lógica e coerente estabeleceu Jesus na sua informação
em relação a lei??
Ele
estendeu para todos os demais a necessidade de também cumprirem a
lei.
Nenhum
dos mandamentos da lei deviam ser desprezados. Todos os mandamentos
da lei deviam ser obedecidos, da mesma forma como ele obedeceria.
Nenhum
súdito estava sendo isentado de obedecer a lei.
A
lei continuava em pleno vigor dentro do mesmo reino, isto é, o reino
de Deus.
Que
percebemos??
Percebemos
que havia uma lei e que a lei devia continuar a ser cumprida. A lei
que Jesus obedecia devia continuar a ser obedecida pelos discípulos
dele.
Como
poder haver um discípulo que não vive segundo as normas que o seu
mestre está subordinado??
Ora,
a lei é formada de muitos mandamentos. São os mandamentos que
definem se algo é certo ou errado dentro do reino.
Vamos
ver um exemplo prático.
Em
um país “A” é definido pela lei que o crime de adultério deve
se punido com a morte dos envolvidos, através do apedrejamento.
Já
em outro país “B”, embora o adultério seja definido pela lei
como crime, não define qualquer punição para os envolvidos no
adultério.
Embora
o adultério seja definido por lei como sendo um crime, o que muda de
um país para outro é a forma como devem ser tratados os adúlteros.
Vemos
que a lei é imprescindível.
No
país “B” é definido por lei que humanos apedrejarem outros
humanos, é um crime.
Já
no país “A” é definido por lei que humanos apedrejarem outros
humanos não é um crime, antes, trata-se do cumprimento da lei do
reino.
Vamos
ver um outro exemplo.
Em
um país “A” é definido por lei que a vingança é um crime.
Já
no país “B” a lei define que o cidadão tem direito a sua
vingança.
Ora,
o que é vingança??
VINGANÇA
O
dicionário Houaiss assim define o termo “vingança”: ATO
LESIVO, praticado em nome próprio ou alheio, por alguém que foi
real ou presumidamente ofendido ou lesado, em REPRESÁLIA contra
aquele que é ou seria o causador desse dano.
vingança
s.f.
(sXIII)
ato ou efeito de vingar(-se) 1
ato lesivo, praticado em nome próprio ou alheio, por alguém que
foi real ou presumidamente ofendido ou lesado, em represália contra
aquele que é ou seria o causador desse dano; desforra, vindita 2
qualquer coisa que castiga; castigo, pena, punição <seria
esta doença uma v. por suas crueldades>
²
ter
a v. no coração
alimentar grande desejo de se vingar ¤
etim
vingar
+
-ança
¤
sin/var
desforço, desforra, desforro, despique, represália, retaliação,
revindita, saldo, vendeta, vindita; (cog.) vingação
Vemos
que no país “B”, a lei autoriza o súdito a praticar atos
lesivos, desde que seja em represália contra o ofensor.
Ora,
se a lei autoriza a represália, a represália, o ato lesivo, ou
seja, a vingança, fica bem claro que neste país “B”, a vingança
não é crime.
Conclusão:
- O mandamento define o que é certo e o que é errado dentro de cada reino.
- A
lei
do reino define o que é certo ou errado dentro daquele reino.
- As ações dos súditos são analisadas em função da lei do reino do qual ele é súdito.
- O súdito do reino “A” deve obedecer a lei do reino “A”, enquanto que o súdito do reino “B” deve obedecer a lei do reino “B”.
Percebemos
que o súdito do reino “A” agirá de uma forma em relação a
vingança e o súdito do reino “B” reagirá de outra forma em
relação a mesma vingança.
Quando
confrontado com um ato lesivo praticado contra si, o súdito do país
“A” reagirá de uma forma, enquanto o súdito do país “B”
reagirá de outra.
Segundo
a lei do reino “A”, seu súdito estará fazendo o que é certo.
Segundo
a lei do reino “B”, seu súdito estará fazendo o que é certo.
Passamos
assim a estar em uma incógnita em relação ao que é certo e ao que
é errado.
Será que cada um está capacitado para definir o que é certo e o que é errado?? Existe realmente o “certo” e o “errado”??
Quem
é que CRIA o mandamento para um reinado??
No
reinado, é o rei quem define o que é certo e o que é errado dentro
do reino.
No
reinado, o rei é também o legislador.
LEGISLADOR
– esta é a definição do dicionário Houaiss: autor
de leis, criador de leis
legislador
\ô\
adj.s.m.
(1572)
1
que ou o que legisla, que é autor de lei(s) 2
que ou aquele que é membro de órgão legislativo 3
p.ext.
que ou aquele que estabelece leis, regras, num determinado campo das
artes, do saber ¤
etim
lat. legislátor,óris
'o que estabelece ou propõe leis' ¤
col
congresso
Que
é o legislador quem define o que é certo e o que é errado.
Depois
destas conclusões, façamos perguntas.
- Será que no mesmo reino podem existir duas leis em plena oposição quanto ao que é certo e ao que é errado??
- Será
que no mesmo reino pode haver uma lei que define que a vingança não
é crime e um mandamento autorizando os súditos a praticarem atos
lesivos em represália as ações do ofensor??
- Tendo um legislador definido em lei que determinada ação é certa, será que tal ação é realmente certa??
- Será que existe uma lei que transforma o certo em errado e o errado em certo??
Isto
seria uma coisa plenamente ilógica. São mandamentos 100% opostos.
Não haveria como cumprir os dois mandamentos ao mesmo tempo.
Quando
se obedece a um, automaticamente se desobedece ao outro.
Ou
a vingança é crime ou a vingança não é crime.
Quem
é que cria a lei?? Quem é que cria os mandamentos da lei??
Em
se tratando de um reinado, é o rei. É o rei quem cria a lei ou é o
rei quem aprova uma lei.
Sendo
o legislador, aquele que tem a prerrogativa legítima de criar
mandamentos que definem o que é certo e o que é errado, será que
ele criaria ou aprovaria duas leis opostas.
Sendo
leis opostas, uma lei anula a outra. Neste caso, o súdito estaria
sem lei. Neste caso, o súdito pode fazer o que bem quiser e entender
em relação a questão da vingança. Não haverá crime da sua
parte, pois uma lei está anulando a outra.
QUANDO
CONFRONTADO COM UM ATO LESIVO PRATICADO CONTRA SI, como deve reagir o
discípulo de Jesus??
Se
o discípulo não estiver debaixo de nenhuma lei, qualquer ação de
sua parte será válida e não será crime, afinal de contas ele não
está debaixo de nenhuma lei.
Será
que Jesus definiu o que o discípulo devia fazer quando confrontado
com um ato lesivo contra si??
Sim,
ele definiu.
Que
mandamento nos informou Jesus??
Está
no chamado sermão monte o seguinte mandamento:
(Mateus
5:38-39) 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente
por dente. 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem
mau; mas
a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
Isto
é um mandamento??
Sim,
isto é um mandamento.
O
mandamento define se uma determinada ação é certa ou errada.
Segundo
este mandamento informado por Jesus, o que a coisa certa a ser
feita??
Quando
confrontado com um ato lesivo contra si, sempre ofereça a outra
face.
Praticar
uma ação diferente do oferecer a outra face é a coisa errada a ser
feita, ou seja, é praticar um erro. Trata-se de desobedecer ao
mandamento. Trata-se de praticar uma ação oposta a estipulada pelo
legislador.
Notamos
a expressão OFERECER, não notamos??
Trata-se
de algo que depende exclusivamente do discípulo e não do ofensor.
OFERECER
– Assim define o dicionário Houaiss: dar de
presente; pôr-se à disposição de ...
oferecer
v.
(sXIII)
1
t.d.bit.
dar de presente (a) <o.
flores (à
namorada)>
2
t.d.bit.
e pron.
pôr(-se) à disposição (de) <o.
uma bebida (a
um convidado)>
<o.
a casa (aos
amigos)>
<ofereceu-lhe
um cargo na empresa>
<ofereceu
seu lugar à velhinha>
<ofereceu-se
para ajudar-nos>
3
t.d.bit.
apresentar, expor, dar, exibir <o.
o rosto ao vento>
<o.
argumentos (aos
debatedores)>
….....
Será
que foi este um dos mandamentos obedecidos por Jesus??
No
seu convívio com os humanos, que reação SEMPRE tinha Jesus quando
confrontado com atos lesivos contra si, praticados pelos seus
contemporâneos??
Uma
das testemunhas das ações de Jesus afirmou:
(1Pedro
2:21-23) 21 Pois para
isto fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós,
deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. 22
Ele não cometeu pecado, nem tão pouco foi achado engano na sua
boca, 23
sendo injuriado, não injuriava, padecendo, não ameaçava, mas
entregava-se àquele que julga justamente,
Percebemos
que aquele discípulo que se comportar de forma diferente do que está
definido no sermão do monte em relação a vingança estará fazendo
o que é errado.
Percebemos
que o discípulo só reconhecerá sua ação como um erro, se e
somente se, ele admitir que o sermão do monte é uma lei para ele.
Neste
caso, o sermão do monte estabelece para o súdito do reino de Deus a
definição do que é certo e do que é errado. Logo, trata-se de uma
lei. A lei define a forma como o súdito deve comportar-se no dia a
dia.
O
sermão do monte define como o súdito do reino de Deus deve
comportar-se no dia a dia em relação aos problemas do dia a dia.
Tudo
bem, tudo bem. Mas uma coisa ainda não ficou bem clara.
O
que??
Ora,
se Jesus afirmou que ele não veio revogar a lei existente,
mas que veio cumprir a lei existente, como ele não obedecia ao
mandamento dente por dente, e olho por olho, ou seja, o mandamento da
plena retaliação.
Estava
Jesus cumprindo um mandamento já existente??
Se
já existia este mandamento obedecido por Jesus, onde é que ele
estava??
Bem,
este mandamento contrário à plena retaliação já existia.
Onde??
Vejamos:
A
Tradução Brasileira reza:
(Levítico
19:18) 18 Não
te vingarás nem guardarás ira
contra os filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti
mesmo: eu sou Jeová.
A
Tradução Almeida reza:
(Levítico
19:18) 18 Não
te vingarás nem guardarás ira
contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti
mesmo. Eu sou o Senhor.
A
TNM reza:
(Levítico
19:18) 18
“‘Não
deves tomar vingança
nem ter ressentimento contra os filhos do teu povo; e tens de amar o
teu próximo como a ti mesmo. Eu sou Jeová.
Bem,
não há nenhuma dúvida. Tratava-se de um mandamento já existente.
Jesus estava trazendo a atenção um mandamento já existente, embora
não considerado como a lei vigente para definir o que era certo e
errado quanto a vingança.
O
que percebemos??
Percebemos
que estava falando de uma lei que tinha como um de seus mandamentos,
este citado logo acima, ou seja, não te vingarás. Segundo Jesus a
vingança nunca tinha deixado de ser um pecado para o humano. Segundo
Jesus, o comportamento do humano ao ser vítima de um ato lesivo
qualquer, era OFERECER a outra face. Para fazer isto, a vítima
precisa perdoar o agressor e não guardar nenhum ressentimento dele,
não tendo nenhuma ressalva em relação a ele em face dele ter já
lhe ter praticado uma ação lesiva.
No
entanto, também existia o mandamento autorizando a plena vingança
(olho por olho).
Neste
caso existiam dois mandamentos. Um mandamento em plena oposição a
outro mandamento dentro do mesmo reino.
Isto
era algo muito estranho. No reino de Deus não havia uma definição
única do que era certo ou errado em relação a vingança. Uma lei
anulava a outra lei. Um mandamento anulava o outro mandamento. Um
súdito poderia apresentar um ou outro mandamento para servir de base
para sua ação em relação a praticar um ato lesivo contra um
agressor, em retaliação da ação deste agressor.
Embora
um mandamento determinasse ser crime praticar um ato lesivo em
retaliação (vingança), um outro mandamento determinava não ser
crime praticar atos lesivos contra alguém como uma represália.
O
que era o certo e o que era o errado nesta questão?? Será que
existiam dúvidas??
Será
que Jesus não estava restabelecendo a verdade em relação a qual
era o real mandamento dado por Javé (Jeová), o Deus de Abraão, e
também adorado por Moisés??
Não
era Javé (Jeová) aquele que fornecia os mandamentos para o povo??
Não
foi Jeová (Javé) aquele que forneceu os mandamentos para Moisés
repassar para o povo?
Será
que Javé havia mandado o povo praticar a vingança?? Será que Javé
havia autorizado o Seu súdito a praticar atos lesivos quando fossem
ofendidos??
Se
Javé houvesse autorizado humanos a praticarem atos lesivos como
represália por terem sido ofendidos, isto significava que tal ação
não seria pecado, mesmo que praticada por qualquer pessoa, não é
verdade??
Isto
é uma coisa óbvia.
Neste
caso, será que Javé puniria alguém em face de tal pessoa ter
praticado a vingança??
Vamos
observar a ação de Javé (Jeová) na linha do tempo.
Em
certa ocasião, Javé expressou sua indignação por alguém tomar a
vingança em suas mãos.
(Ezequiel
25:12-14) 12 “Assim
disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Visto que Edom
agiu, tomando vingança da casa de Judá,
e
eles continuam a proceder extensivamente em erro e a vingar-se deles,
13 por
isso, assim disse o Soberano Senhor Jeová: “Vou também estender a
minha mão contra Edom e decepar dele homem e animal doméstico, e
vou fazer dele um lugar devastado, desde Temã até Dedã. À espada
é que cairão. 14 ‘E
eu vou trazer minha vingança sobre Edom pela mão do meu povo de
Israel; e terão de fazer em Edom segundo a minha ira e segundo o meu
furor; e terão de conhecer a minha vingança’, é a pronunciação
do Soberano Senhor Jeová.”’
Edom
agiu tomando vingança da casa de Judá??
Edom
estava devolvendo a Judá atos lesivos praticados por Judá contra
eles??
Sim
estavam.
Não
tinham o direito de vingança??
Se
não é pecado para Judá, também não é pecado para Esaú, pois
assim a IMPARCIALIDADE o pede.
O
Pai falou que Esaú estava procedendo com erro.
Será
que mais alguém desejava se vingar de Judá??
(Ezequiel
25:15-17) 15 “Assim
disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Visto
que os filisteus agiram com vingança e foram vingar-se com vingança,
com menosprezo na alma, para arruinar, com inimizade de duração
indefinida, 16 por
isso, assim disse o Soberano Senhor Jeová: “Eis que estendo a
minha mão contra os filisteus, e vou decepar os queretitas e
destruir o resto da costa marítima. 17 E
vou executar neles grandes atos de vingança, com furiosas
repreensões; e terão de saber que eu sou Jeová, quando eu trouxer
sobre eles a minha vingança.”’”
Esta
ação de devolver o mal recebido, ou seja, a vingança, foi
condenada pelo Pai. Será que Judá podia se vingar dos filisteus,
enquanto os filisteus não podiam se vingar de Judá??
Haveria
dois pesos e duas medidas, não é verdade??
Que
mais falou Javé para Esaú??
(Obadias
12-15) 12 “E
não devias ter
contemplado o espetáculo no dia de teu irmão, no dia do seu
infortúnio; e não
te devias ter
alegrado sobre os filhos de Judá no dia de seu perecimento; e não
devias ter uma boca
grande no dia da [sua] aflição. 13
Não
devias ter entrado
pelo portão do meu povo no dia do seu desastre. Tu, sim, tu
não devias ter
espreitado a sua calamidade no dia do seu desastre; e não
devias ter
estendido a mão sobre a sua riqueza no dia do seu desastre. 14
E não
devias ter ficado
de pé na bifurcação dos caminhos para decepar-lhe os fugitivos; e
não
devias ter entregue
os seus sobreviventes no dia da aflição. 15
Pois está
próximo o dia de Jeová contra todas as nações. Assim
como fizeste, será feito a ti.
Tua espécie de tratamento retornará sobre a tua própria cabeça.
Não
devias, não devias e não devias. Será que Judá poderia fazer
todas estas coisas contra Edom e contra todos os demais povos da
terra de Canaã sem que isto fosse um pecado da parte de Judá??
Isto
só poderia acontecer de Javé fosse um Deus
tribal, um Deus dos israelitas, que estava dando a
razão para os israelitas em tudo o que faziam e retirando a razão
dos demais povos em tudo o que eles faziam??
O
Deus dos israelitas deveria dar razão aos israelitas mesmo que estes
não tivessem razão alguma??
Um
Deus tribal ficaria do lado do seu povo e daria todo o apoio e o
defenderia de todas as circunstâncias, independente do que eles
fizessem contra os outros.
Mas
se Javé fosse um Deus tribal ele não teria a IMPARCIALIDADE como
marca registrada em sua personalidade, não é mesmo??
Bem, e
se você nascesse como um filisteu?? Pobre de você, independente do
que você fizesse, não é verdade??
Embora
os discípulos de Jesus não tenham o sermão do monte como a lei do
reino de Deus, o que um não cristão declarou??
Maatma Gandi,
‘pai’ hindu da nação da Índia, declarou certa vez a Lorde
Irwin, ex-vice rei da Índia: “Quando seu país e o meu se reunirem
baseados nos ensinos de Cristo neste Sermão do Monte, teremos
solucionado os problemas, não só de nossos países, mas do mundo
inteiro.”
É
vergonhoso para o discípulo de Jesus não considerar o sermão do
monte como a lei vigente dentro do reino de Deus.
Por
renunciarem o sermão do monte, os cristãos encontram palavras que
os liberam de perdoar todos os pecados praticados contra eles.
O que
percebemos??
Percebemos
que não cristãos vêm no sermão do monte a fonte de solução para
todos os problemas de relacionamento humano.
Neste
caso nos perguntamos:
Porque
os cristãos não são os primeiros a valorizarem o sermão do monte
em face de sua imensa sabedoria e usá-los desde já para resolverem
os seus problemas dentro do reino de Deus?
Somente
uma palavra pode resumir esta atitude dos discípulos de Jesus.
Vergonha,
muita vergonha.
_________________Caso tenha se interessado, ainda há mais a ler em:
http://www.bondadedejeova.com.br/067sermao_do_monte.html
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