VISITE MEU SITE

Você sabia que existem duas marcas d'água que revelam se o mandamento foi criado por Jeová ou não?? Todos os temas destacados aqui neste blogger visam confirmar Jesus como sendo aquele cujas informações são a "verdade", expondo informações opostas as de Jesus como "mentiras", independente de quem as tenha falado, temas estes que são detalhadamente explanados no meu site
Sinta-se à vontade para visitar o site, e depois comentar aqui.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Você tem DUAS DIRETRIZES para tomar TODAS as tuas decisões.

DIRETRIZ INVIOLÁVEL


O humano SEMPRE tomará decisões. O humano toma a decisão de levantar, de sentar, de comer, de beber, de casar, de divorciar, de ir para um guerra, de matar, de vender, de comprar, de lucrar. Ele toma cada uma destas decisões. Ninguém toma nenhuma decisão por um humano.

Muitos humanos tomam suas decisões de acordo com as circunstâncias. Amam de acordo com as circunstâncias, ASSIM COMO odeiam de acordo com as circunstâncias.
No entanto, quem toma a decisão é sempre o humano.

Será que o humano deve ter uma diretriz inviolável como base para que ele tome decisões?? 

O que é uma diretriz??


No nosso caso, segundo o dicionário Houaiss é um conjunto de "normas" e "princípios".

diretriz

 s.f. 1  linha básica que determina o traçado de uma estrada 2  fig. esboço, em linhas gerais, de um plano, projeto etc.; diretiva <o presidente eleito traçou a d. do seu governo>  3  fig. norma de procedimento, conduta etc.; diretiva 4  geom em uma superfície regrada, curva que intercepta a sua geratriz 5  geom em uma cônica, reta tal que as distâncias de um ponto da cônica ao foco e a essa reta têm uma razão constante e igual à excentricidade da cônica 6  geom reta distante dos pontos de uma parábola num valor igual à distância entre esses pontos e o foco da parábola ¤ gram tb. us. adjetivamente como fem. de diretor, no sentido de 'que orienta' (ex.: meta d., voz d.) ¤ etim lat.tar. directrix,ícis 'linha diretriz, conjunto de princípios e normas' ¤ sin/var directriz

O que é uma norma??
No nosso caso, segundo o dicionário Houaiss trata-se de regra, princípio, padrão, lei, ou seja, trata-se de um conjunto de preceitos definidos como "certos" e "errados".


norma
 s.f. (1670) 1  aquilo que regula procedimentos ou atos; regra, princípio, padrão, lei <n. técnicas> <n. sociais> <n. de redação> <n. jurídica>  2  padrão estabelecido, costume <tem como n. dormir cedo>  3  exemplo, modelo, padrão 4  ling gram conjunto dos preceitos estabelecidos na seleção do que deve ou não ser us. numa certa língua, levando em conta fatores linguísticos e não linguísticos, como tradição e valores socioculturais 5  ling tudo o que é de uso corrente numa língua relativamente estabilizada pelas instituições sociais 6  álg raiz quadrada do produto escalar de um vetor por ele mesmo 7  edit título abreviado de uma publicação que acompanha o número de cada caderno, para orientar o alceamento 8  mat comprimento de um vetor; função não negativa de valor real definida sobre um espaço vetorial, satisfazendo a desigualdade triangular ¤ etim lat. nórma,ae 'regra, padrão' ¤ sin/var ver sinonímia de costume, modelo e regulamento ¤ col credo, normológio, preceituário

Percebemos que diretriz mostra ser um padrão que define algo como certo ou errado.
Depois de saber qual é a diretriz, ainda resta outra questão.

Qual é?? 
Quando esta diretriz pode ser violada.

Em que circunstâncias aquela diretriz pode ser violada sem que se configure um erro??

Falamos em diretriz inviolável.

O que é inviolável??
No nosso caso, segundo o dicionário Houaiss é aquilo que não se deve violar, por tratar-se de ser algo constante, logo, imutável.


inviolável
 adj.2g. (a1542) 1  que não se pode ou que não se deve violar <cofre i.>  2  jur que tem sua inviolabilidade assegurada pela Constituição <o domicílio e a correspondência são i.>  ¤ etim lat. inviolabìlis,e 'id.' ¤ sin/var ver sinonímia de permanente ¤ ant ver antonímia de permanente

Percebemos que a diretriz deve ser algo imutável.

Como pode uma diretriz ser imutável??

imutável
 adj.2g. (1600)  que não está sujeito a mudar; permanente, constante, imudável ¤ etim lat. immutabìlis,e 'que não muda, estável, firme' ¤ sin/var ver sinonímia de permanente ¤ ant instável, mudável, mutável; ver tb. antonímia de permanente ¤ hom imutáveis(pl.) / imutáveis(fl.imutar)

Que duas diretrizes imutáveis foram dadas a Moisés, e que servem de base para a existência de todas as demais leis??

Jesus nos informou:
TMN reza:

(Mateus 22:36-40) 36 Mestre, qual é o grande mandamento da Lei? 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 O segundo semelhante a este é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os profetas.

A base de toda a lei são dois mandamentos. A base de toda a lei dada por Deus para Moisés tinha dois mandamentos.
Esta informação era uma informação inédita.

O que isto significava??
Significava que não deveria existir nenhum mandamento que estivesse em oposição a estes dois mandamentos.

O que isto representava para Moisés??
Isto significava que Moisés devia usar estes dois mandamentos como diretriz para tomar todas as suas decisões no dia a dia.

O que isto representava para Jesus??
Isto representava que Jesus devia usar estes dois mandamentos como diretriz para tomar todas as suas decisões no dia a dia.

O que isto representa para cada ser humano??
Isto representa que cada ser humano deve usar estes dois mandamentos como diretriz para tomar todas as suas decisões no dia a dia.

São diretrizes invioláveis; são diretrizes imutáveis.

O que é uma diretriz inviolável??
É aquela que eu não violo.
É aquela que eu decido não violar nunca.
É aquela que eu, independente da circunstância, eu decido continuar obedecendo.
É aquela que eu faço questão de continuar obedecendo.

Quando é eu devo deixar de amar o próximo como a mim mesmo??

Em que circunstância eu posso deixar de amar o meu próximo??
E se o meu próximo cometeu um crime hediondo??
E se o meu próximo for de outra nação??
E se o meu próximo for de outra religião??
E se o meu próximo me traiu??
Será que existe alguma circunstância em que eu possa violar esta norma??

Nunca deveis deixar de amar ao teu próximo. Não arrume desculpa. 



isto não é amar, isto é omissão

6 Acaso não é este o jejum que escolhi-romper as ligaduras da iniqüidade, desatar as ligaduras do jugo, deixar ir livres os oprimidos e quebrar todo o jugo?
7 Acaso não consiste ele em repartires o teu pão com o faminto, e recolheres em casa os pobres desamparados? em cobrires o nu quando o vires, e não te esconderes da tua carne?

Como deveis amar o próximo??

(João 15:12-14) 12 Este é o meu mandamento, que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este, que alguém entregue a sua alma a favor de seus amigos. 14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando. 

Assim como eu vos amei.

Como amar a Jesus??
Demonstrar que ama a Jesus só se dá quando fazemos o que Jesus mandou-nos fazer. 

Estas são muitas formas de amar ao  próximo como a si mesmo. No entanto, ainda existem outras. 

Jesus chamou a atenção de uma:

(Mateus 19:18-24) 18 Disse-lhe ele: “Quais?” Jesus disse: “Ora, não deves assassinar, não deves cometer adultério, não deves furtar, não deves dar falso testemunho, 19 honra [teu] pai e [tua] mãe, e, tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.” 20 O jovem disse-lhe: “Tenho guardado a todos estes; que me falta ainda?” 21 Jesus disse-lhe: “Se queres ser perfeito, vai vender teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu, e vem, sê meu seguidor.” 22 Quando o jovem ouviu estas palavras, afastou-se contristado, porque tinha muitas propriedades. 23 Jesus, porém, disse aos seus discípulos: “Deveras, eu vos digo que será difícil para um rico entrar no reino dos céus. 24 Novamente, eu vos digo: É mais fácil um camelo passar pelo orifício duma agulha, do que um rico entrar no reino de Deus.”

O que Jesus deixou bem claro??
Que o rico não ama o próximo como a si mesmo, pois ele sente dor de abrir mão de suas posses para dar.

Este e outros assuntos estão sendo sabatinados no meu site:


Nenhum comentário: